Notícia no detalhe
Suicídio é tema de capacitação profissional no HGG
O serviço de Psicologia do Hospital Ferreira Machado (HFM) promoveu nesta quarta-feira (17), no auditório Multimídia do Hospital Geral de Guarus (HGG), às 14h, um encontro de capacitação sobre acolhimento de casos de tentativa de suicídio, para profissionais das Unidades de Urgência/Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e técnicos das Unidades Pré-Hospitalares da FMS, foram o público-alvo.
O psiquiatra Cláudio Teixeira foi o primeiro palestrante do encontro e abordou o fenômeno do suicídio e suas incidências na população. "De acordo com os levantamentos da Organização Mundial de Saúde, a reincidência de casos de tentativa de suicídio é muito grande. Cerca de 10℅ dos indivíduos que tentam se matar, voltam a buscar tirar a própria vida num determinado espaço de tempo. O indivíduo que tem esse comportamento suicida, certamente está vivendo um sofrimento intolerável para ele e precisa do nosso apoio", disse.
— O objetivo é estender o trabalho de acolhimento feito no HFM a todas as unidades de urgência da rede de saúde municipal. Dessa forma, estaremos criando uma grande rede de acolhimento para o indivíduo com comportamento suicida e seus familiares — explicou a palestrante e coordenadora do Serviço de Psicologia do HFM, Denise Gondim.
Desde o segundo semestre de 2015, pessoas que dão entrada no HFM após atentarem contra a própria vida, contam com o apoio e assistência psicológica dos 18 profissionais da área que atuam na instituição. Este apoio ultrapassa os limites dos corredores do hospital, já que o Projeto de Assistência à Tentativa de Suicídio (PATS) encaminha esses pacientes, após a alta, aos Centros de Atenção Psicossociais da cidade. Não só esses pacientes, como também seus familiares, passam a ter acompanhamento psicológico para lidar com os fatores negativos que envolvem o núcleo familiar.
De acordo com estatísticas apresentadas pela psicóloga Denise Gondim, a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo. O número das tentativas de suicídio é de 10 a 20 vezes maior. “A depressão é uma das causas mais importantes nestes casos, por isso, a importância do trabalho de acolhimento. No HFM, já estamos colhendo resultados positivos, já que, das 59 pessoas que deram entrada no hospital em 2015, por tentativa de suicídio, apenas uma voltou a repetir o gesto”, relatou.
De acordo com as estatísticas do Setor de Vigilância do HFM, a faixa etária desses 59 pacientes variou entre 13 a 76 anos de idade. As mulheres lideram as tentativas de suicídio, geralmente relacionadas aos problemas conjugais.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















