Notícia no detalhe
Suicídio é tema de capacitação profissional no HGG
O serviço de Psicologia do Hospital Ferreira Machado (HFM) promoveu nesta quarta-feira (17), no auditório Multimídia do Hospital Geral de Guarus (HGG), às 14h, um encontro de capacitação sobre acolhimento de casos de tentativa de suicídio, para profissionais das Unidades de Urgência/Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e técnicos das Unidades Pré-Hospitalares da FMS, foram o público-alvo.
O psiquiatra Cláudio Teixeira foi o primeiro palestrante do encontro e abordou o fenômeno do suicídio e suas incidências na população. "De acordo com os levantamentos da Organização Mundial de Saúde, a reincidência de casos de tentativa de suicídio é muito grande. Cerca de 10℅ dos indivíduos que tentam se matar, voltam a buscar tirar a própria vida num determinado espaço de tempo. O indivíduo que tem esse comportamento suicida, certamente está vivendo um sofrimento intolerável para ele e precisa do nosso apoio", disse.
— O objetivo é estender o trabalho de acolhimento feito no HFM a todas as unidades de urgência da rede de saúde municipal. Dessa forma, estaremos criando uma grande rede de acolhimento para o indivíduo com comportamento suicida e seus familiares — explicou a palestrante e coordenadora do Serviço de Psicologia do HFM, Denise Gondim.
Desde o segundo semestre de 2015, pessoas que dão entrada no HFM após atentarem contra a própria vida, contam com o apoio e assistência psicológica dos 18 profissionais da área que atuam na instituição. Este apoio ultrapassa os limites dos corredores do hospital, já que o Projeto de Assistência à Tentativa de Suicídio (PATS) encaminha esses pacientes, após a alta, aos Centros de Atenção Psicossociais da cidade. Não só esses pacientes, como também seus familiares, passam a ter acompanhamento psicológico para lidar com os fatores negativos que envolvem o núcleo familiar.
De acordo com estatísticas apresentadas pela psicóloga Denise Gondim, a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo. O número das tentativas de suicídio é de 10 a 20 vezes maior. “A depressão é uma das causas mais importantes nestes casos, por isso, a importância do trabalho de acolhimento. No HFM, já estamos colhendo resultados positivos, já que, das 59 pessoas que deram entrada no hospital em 2015, por tentativa de suicídio, apenas uma voltou a repetir o gesto”, relatou.
De acordo com as estatísticas do Setor de Vigilância do HFM, a faixa etária desses 59 pacientes variou entre 13 a 76 anos de idade. As mulheres lideram as tentativas de suicídio, geralmente relacionadas aos problemas conjugais.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















