Notícia no detalhe
Serviço de radioterapia do Hospital Escola Álvaro Alvim completa um ano
O Serviço de Radioterapia, implantado no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), completou um ano na última quarta-feira (03) e, para comemorar a data, uma confraternização foi realizada nesta quinta-feira (11). O hospital tem cofinanciamento da Prefeitura de Campos e conta com um Acelerador Linear, adquirido por meio de emenda orçamentária parlamentar do então deputado federal Anthony Garotinho, atual secretário municipal de Governo.
— É um momento muito importante o primeiro aniversário desse Serviço de Radioterapeuta do Álvaro Alvim porque trouxe para Campos e região um equipamento de ponta para tratamento de câncer. Naquele momento, a cidade passava por muitas dificuldades e, este serviço, é vitorioso com a capacidade instalada, credenciado inclusive pelo Governo Federal. Um serviço excelente, uma vez que a cidade do Rio de Janeiro, em relação à saúde, está passando por dificuldades e quatro serviços de Radioterapia foram fechados lá, além de diversas emergências. Os pacientes do Rio, entre outras regiões, estão vindo tratar aqui no Hospital Escola Álvaro Alvim – disse o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
O responsável pelo Setor de Radioterapia, Paulo Lázaro, lembrou que, o serviço está completando um ano de história com excelência no serviço. “Nos dedicamos a cada paciente. Nunca medimos forças para ajudá-los, cada vez mais. Somos 150% dedicados aos pacientes oncológicos. Nosso poder de conhecimento foi dado a todos os pacientes. O que me motiva é ver todos os pacientes bem. Nós trabalhamos por eles. Tenho amor por cada um deles. Aprendemos com eles a cada dia. Vivo melhor hoje porque eu cuidei de vocês. Hoje, me cuido muito mais porque, no outro dia, tenho que voltar para cuidar vocês”, declarou Paulo Lázaro.
De acordo com o médico radioterapeuta, Fabiano de Oliveira, 424 pacientes já passaram pelo local. Através da Radioterapia, recebe o paciente para o tratamento com horário marcado, ou seja, ele vem através de um encaminhamento pelo oncologista clínico e, na primeira consulta, ele vai pedir os exames, a biopsia e, tendo o diagnóstico feito, passa para o terapeuta que vê o protocolo melhor para cada paciente e se será necessário fazer a Radioterapia ou Quimioterapia ou os dois juntos, ou tentar depois da cirurgia, um tratamento adjuvante (aplicação de quimioterapia, terapia hormonal ou radioterapia, após a remoção cirúrgica de um tumor). O serviço é gratuito. Cerca de 370 pacientes já fizeram o tratamento completo.
Pacientes falam sobre o tratamento - Um desses pacientes é Amaro Barbosa, 58 anos, que veio do Rio de Janeiro para se tratar em Campos. “Sou campista e morava no Rio, quando descobri que tinha câncer no reto. Não consegui o tratamento lá e vim para Campos ficar com a família e iniciar o tratamento aqui. Só ganhei com essa vinda”, disse.
Ele conta que não esperava que fosse tão bem tratado por todos os profissionais da unidade. “Entrei no meu tratamento dia 28 de setembro, na cadeira de rodas e sai no dia 16 de novembro, andando. Só tenho elogios pelo tempo que permaneci lá. Foi excelente o tratamento e a atenção que recebi. Fiz não só a radioterapia, como a fisioterapia e, graças a Deus, estou curado”, exaltou.
Amaro conta, ainda, que mesmo após a cura da doença, ele sai de Farol de São Thomé todos os dias para visitar pacientes da radioterapia, buscando passar força. “Brinquei com a máquina assim como ela brincou comigo. Hoje vou todos os dias na radioterapia e mostro a eles que nós temos que matar a doença e não ela nos matar”, enfatizou.
Campos é o único município do interior do estado com três Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs). A Secretaria Municipal de Saúde garante todo o tratamento necessário ao paciente, incluindo exames de alta complexidade, cirurgias, radioterapia, braquiterapia, entre outros procedimentos.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional