Notícia no detalhe
Secretaria de Meio Ambiente na Feira Bem Viver
A Secretaria do Meio Ambiente vai participar da 1ª Feira Bem Viver nos dias 25 e 26, das 9h às 18h, com doações de mudas de árvores frutíferas e espécies nativas da Mata Atlântica e apresentação de três projetos da secretaria: Projeto Orla, Agenda 21 e Carbono Zero. De acordo com o secretário Humberto Nobre, toda iniciativa para uma conscientização da população é importante e o poder público tem que aproveitar oportunidades. “Iremos mobilizar e sensibilizar a população para as questões ambientais de Campos".
O secretário explica que o Projeto Orla é uma ação inovadora do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente, buscando implementar uma política nacional que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação do espaço que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira. “A finalidade do projeto é identificar as irregularidades e problemas ambientais da orla de Farol de São Tomé, analisando os usos dos espaços das áreas da União (terrenos e acrescidos de marinha), de forma a elaborar um Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla. A União, aprovando o PGI, passa ao município a gestão da orla para que o mesmo desenvolva os projetos de acordo com o PGI, permitindo usos de acordo com a legislação patrimonial e ambiental.
A Agenda 21 é o processo de planejamento integrado e participativo de políticas públicas, que envolve toda a sociedade civil e governos na análise dos problemas ambientais, sociais, culturais, político-institucionais e econômicos com objetivo de mobilizar esforços para propor soluções que reflitam os anseios e necessidades locais por meio de projetos e ações a serem implementados em curto, médio e longo prazos.
Em relação ao Carbono Zero, o projeto visa a redução a zero no balanço da emissão de carbono, através da medição pelos veículos a serviço da prefeitura e a consequente confecção de mudas de árvores nativas, nos ambientes naturais, floríferas e frutíferas, nos ambientes urbanos, e a conscientização dos servidores públicos, bem como da população usuária dos serviços prestados pela municipalidade sobre a finitude dos recursos ambientais, na necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente mais amigáveis, com a contínua redução dos padrões de poluição e adoção de mecanismos de compensação ambiental.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda