Notícia no detalhe
Jairo Bouer fala sobre caminhos para sair das drogas na 9ª Bienal do Livro
O psiquiatra Jairo Bouer participou da 9ª Bienal do Livro de Campos, na noite de segunda-feira (08), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Ele dividiu a mesa com Rodrigo Carvalho, presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, e Jhayana Lins, psicóloga, para tratar de um assunto polêmico: "Drogas, há saída?". A arena multicultural recebeu um grande público.
A psicóloga Jhayana Lins, que trabalha no Caps AD, em Campos, falou sobre a demanda de pais e familiares, que chega até o setor, querendo cuidar do filho que está em uma situação difícil de envolvimento ou iniciação com drogas, mas lamentou o fato do próprio jovem não se reconhecer nessa condição. "O Caps atua no auxílio, com diálogo, tentando entender o que está acontecendo com o jovem e com a família", disse.
Para Rodrigo Carvalho, um dos problemas é que as pessoas começaram a banalizar o uso da algumas drogas como maconha. "Já se tornou tão comum o uso dessa droga que as pessoas passaram a não ver seu perigo", afirmou. O tema se desenvolveu num bate-papo dinâmico que alertou para o risco da inicialização do uso das drogas "legais" entre os jovens que cada vez experimentam bebida alcoólica mais cedo, mesmo havendo uma lei que proíbe essa prática.
O psiquiatra incentivou a busca por ajuda profissional. "Quando somos mais velhos, conseguimos lidar melhor com nossas escolhas mas, antes dos 18 anos, é mais difícil controlar os desejos. A gente precisa perder o medo de buscar ajuda quando as coisas não vão bem, quando não conseguimos lidar sozinhos com a situação. Precisamos vencer esse preconceito e procurar ajuda", alertou o médico.
Durante a mesa, Jairo interagiu com o público fazendo perguntas e respondendo também aos questionamentos sobre o tema. "Já é a terceira vez que venho a Campos e achei incrível poder interagir com o público dessa forma. É necessário chegar mais perto, envolver os jovens nessa discussão", afirmou.
A Bienal do Livro de Campos receberá outros importantes debates até o próximo domingo (14). A entrada é gratuita. O evento que, este ano, homenageia o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho, fica aberto das 10h às 22h.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/07/2025 18:49:25 Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
- 12/07/2025 18:28:03 Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
- 12/07/2025 18:12:55 Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
- 12/07/2025 14:02:18 Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
- 12/07/2025 09:31:52 Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
1207 18h28Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
1207 18h12Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
1207 14h02Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
1207 09h31Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
5Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
6Contribuintes podem aderir ao Programa Regularize 2025 até o dia 30 de julho