Notícia no detalhe
Secretário participa de Congresso Neurocomportamental
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, participou da abertura do I Congresso Nacional de Transtornos Neurocomportamentais da Infância e Adolescência, na noite desta quinta-feira (23). O encontro segue até este sábado (25), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). O encontro reúne profissionais da saúde e da educação dos municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, além de outras cidades do Espírito Santo e Minas Gerais.
O congresso está discutindo o tema “Das teorias às evidências científicas” e é uma realização da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi) e do Instituto Palmares. O secretário de Saúde lembrou que o município oferece atendimento em saúde mental por meio dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS).
- No CAPS João Batista Araújo, atendemos mais de 300 pacientes com distúrbios psiquiátricos, e no CAPS Ari Viana trabalhamos com usuários de drogas e álcool. No João Castelo Branco temos cerca de 120 pessoas cadastradas e no CAPS III são cerca de 80 pacientes cadastrados, acima de 18 anos. Há, ainda, o Pronto Socorro Psiquiátrico, no PU da Saldanha Marinho, que presta serviço de emergência a dependentes químicos, depressivos e doentes mentais, 24h por dia - explicou o secretário.
Além disso, a prefeitura tem convênio com os ambulatórios, Henrique Roxo e Abrigo João Viana, e a Associação Vidamor. O objetivo do congresso é propiciar a difusão de novos conhecimentos na área de saúde mental, como explicou o Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Palmares e Membro da Abenepi, Irineu Dias da Silva Filho.
- A Saúde Mental da Infância e Adolescência é relegada a uma visão muito distorcida da realidade. Há um conceito errado de que crianças e adolescentes não apresentam problemas na área de saúde mental. A realidade é que a maioria dos adultos portadores de transtornos mentais crônicos foram crianças portadoras de distúrbios não diagnosticados e tratados de forma precoce e correta - disse Irineu.
Na ocasião foi criado o núcleo da Abenepi do Norte Fluminense, que será em Campos. A conferência de abertura foi proferida pelo chefe do serviço de psiquiatra infanto-juvenil, da Santa Casa da Misericórdia do Rio, doutor Fábio Barbirato. Ele falou sobre a Importância da Saúde Mental para o Desenvolvimento Infantil. A programação inclui, ainda, palestras sobre Inclusão Escolar e Terapia Focal, com a professora doutora da Universidade Federal da Bahia, Diana Maria Pereira Cardoso, e com a médica da Santa Casa de Misericórdia, Lúcia Marmuztz.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda