Notícia no detalhe
Meio Ambiente e de Defesa Civil em audiência sobre canais
A secretaria de Meio Ambiente e a secretaria de Defesa Civil participaram nesta quinta-feira (23) da audiência pública na Câmara de Vereadores sobre manutenção de canais e comportas da rede que servem para drenagem e irrigação de várias partes do município. Pela manhã, o secretário Humberto Samin Nobre (Ambiente) e o subcomandante da Defesa Civil, major Edson Pessanha, e técnicos de ambas secretarias participaram da audiência pública que teve por objetivo buscar com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Pereira, e produtores rurais, soluções para a manutenção eficiente do sistema de canais da Baixada Campista.
Na parte da tarde e nas primeiras horas da noite, diversos assuntos referentes aos canais e comportas, de interesse dos produtores rurais da Baixada Campista, bem como outros assuntos de interesse dos demais 16 municípios da jurisdição do Comitê Gestor do Rio Paraíba do Sul, foram levados à discussão na reunião do Conselho, em Cardoso Moreira, com o presidente no Inea, Luiz Firmino, e técnicos da Secretaria de Ambiente do Estado.
Durante a audiência pública, realizada em Campos, os vereadores Odisséia Carvalho e Albertinho, que presidiram a audiência, após o presidente Firmino fazer a apresentação do projeto ora em execução, através de vídeo de animação, deram oportunidade para dirigentes de entidades do setor rural se manifestarem. Além do presidente do Sindicato Rural, José do Amaral, também se manifestaram o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Amaro da Conceição, e o produtor rural, Jurandir Pereira Neto, que reclamaram da metodologia aplicada na execução das obras.
Amaro da Conceição e José do Amaral reivindicaram soluções em caráter de emergência, tendo em vista que o gado e as plantações de milhares de produtores rurais estão morrendo, por falta de água nos canais, que secaram devido a estiagem.
- Nós estamos em situação de calamidade pública, e o Inea no momento faz obras para drenagem, mas vivemos situação inversa ao período de 2005 e 2008, e precisamos de reparos nas comportas e obras nas tomadas de água para aduzir água nos canais - disse Amaro da Conceição.
Por sua vez, o presidente do Sindicato Rural reclamou que também sofre com outros produtores por causa da falta de água e instou os técnicos do Inea a receber sugestões de quem conhece a realidade dos canais há mais de 40 anos. Firmino explicou que, no momento, o projeto em execução não contempla os canais secundários nem as comportas. “Poderemos fazer uma licitação para contratar empresa para cuidar das comportas, mas isso leva em torno de dois meses”, explicou.
Durante a reunião do Conselho foram discutidas como fazer as intervenções necessárias para fazer adução de água nos canais primários e secundários, com vistas à amenizar os prejuízos causados as produtores rurais e criadores de gado.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa