Notícia no detalhe
Meio Ambiente e de Defesa Civil em audiência sobre canais
A secretaria de Meio Ambiente e a secretaria de Defesa Civil participaram nesta quinta-feira (23) da audiência pública na Câmara de Vereadores sobre manutenção de canais e comportas da rede que servem para drenagem e irrigação de várias partes do município. Pela manhã, o secretário Humberto Samin Nobre (Ambiente) e o subcomandante da Defesa Civil, major Edson Pessanha, e técnicos de ambas secretarias participaram da audiência pública que teve por objetivo buscar com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Pereira, e produtores rurais, soluções para a manutenção eficiente do sistema de canais da Baixada Campista.
Na parte da tarde e nas primeiras horas da noite, diversos assuntos referentes aos canais e comportas, de interesse dos produtores rurais da Baixada Campista, bem como outros assuntos de interesse dos demais 16 municípios da jurisdição do Comitê Gestor do Rio Paraíba do Sul, foram levados à discussão na reunião do Conselho, em Cardoso Moreira, com o presidente no Inea, Luiz Firmino, e técnicos da Secretaria de Ambiente do Estado.
Durante a audiência pública, realizada em Campos, os vereadores Odisséia Carvalho e Albertinho, que presidiram a audiência, após o presidente Firmino fazer a apresentação do projeto ora em execução, através de vídeo de animação, deram oportunidade para dirigentes de entidades do setor rural se manifestarem. Além do presidente do Sindicato Rural, José do Amaral, também se manifestaram o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Amaro da Conceição, e o produtor rural, Jurandir Pereira Neto, que reclamaram da metodologia aplicada na execução das obras.
Amaro da Conceição e José do Amaral reivindicaram soluções em caráter de emergência, tendo em vista que o gado e as plantações de milhares de produtores rurais estão morrendo, por falta de água nos canais, que secaram devido a estiagem.
- Nós estamos em situação de calamidade pública, e o Inea no momento faz obras para drenagem, mas vivemos situação inversa ao período de 2005 e 2008, e precisamos de reparos nas comportas e obras nas tomadas de água para aduzir água nos canais - disse Amaro da Conceição.
Por sua vez, o presidente do Sindicato Rural reclamou que também sofre com outros produtores por causa da falta de água e instou os técnicos do Inea a receber sugestões de quem conhece a realidade dos canais há mais de 40 anos. Firmino explicou que, no momento, o projeto em execução não contempla os canais secundários nem as comportas. “Poderemos fazer uma licitação para contratar empresa para cuidar das comportas, mas isso leva em torno de dois meses”, explicou.
Durante a reunião do Conselho foram discutidas como fazer as intervenções necessárias para fazer adução de água nos canais primários e secundários, com vistas à amenizar os prejuízos causados as produtores rurais e criadores de gado.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















