Foi realizada na tarde desta sexta-feira (29), uma reunião entre as equipes responsáveis pela segurança durante a passagem da Tocha Olímpica em Campos, com o capitão da Força Nacional e seus assessores. A Força Nacional é responsável pela segurança da tocha e dos condutores.
O revezamento da Tocha Olímpica em Campos, que vai acontecer neste domingo (31), vai contar com um grande esquema de segurança, desde o início, na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, até o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Serão 58 condutores, em um percurso de quase 10 quilômetros.
A Guarda Civil Municipal (GCM) vai disponibilizar cerca de 320 homens, 10 motocicletas e 12 viaturas para o esquema estratégico de segurança para a passagem da tocha. A Guarda será responsável pelo esquema de trânsito e o apoio operacional. Já a Polícia Militar disponibilizará 200 homens, sendo 30 específicos para o tratamento de choque, 30 viaturas e seis motocicletas.
-Vamos ter a segurança reforçada na passagem da tocha, principalmente nos pontos críticos. Disponibilizamos 30 homens e um oficial, que ficarão próximos aos condutores e a tocha, a fim de evitar incidentes durante o percurso. Temos um esquema forte montado e esperamos que tudo transcorra bem - pontuou o comandante do Comando de Polícia de Área, coronel Luiz Flávio Baracho.
O capitão da Força Nacional, Alciones Pulga, informou que todos os procedimentos estão dentro do previsto. “O planejamento estratégico e tático está dentro do programado para que a tocha passe sem problemas pelo município. O esquema de segurança está bem estruturado”, ressaltou.
Participaram da reunião desta sexta-feira, o capitão da Força Nacional, Alciones Pulga; o superintendente de Paz e Defesa Social, coronel Alcemir Pascoutto; o comandante do Comando de Polícia de Área, Luiz Flávio Baracho; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel, Marco Aurélio Louzada; o capitão do 5º Grupamento de Bombeiro Militar, Garcez; o diretor de Planejamento Viário do IMTT, Paulo Dias; o coordenador de trânsito da Guarda Municipal, Willian Bolckau; o chefe do setor de planejamento da Guarda Municipal, Genivaldo Lisboa; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, que é o coordenador do Comitê Olímpico em Campos.
Após a reunião, a equipe da Força Nacional percorreu todo o percurso por onde a tocha vai passar, para fazer o reconhecimento dos locais.