Notícia no detalhe
Usina de Entulho da Codin inaugurada nesta terça-feira
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, em parceria com a Concessionária Vital Engenharia Ambiental, inaugura nesta terça-feira (26), às 10h, a primeira Usina de Beneficiamento e Britagem de Resíduos Inertes na região Norte Fluminense. A unidade está localizada ao lado do aterro controlado, instalado no Distrito Industrial da Codin, na Avenida Santo Amaro, s/n, em Guarus.
Com a capacidade de produção de 80 toneladas/hora, o equipamento transforma entulho em brita, pedrisco e areia, que podem ser reutilizados como base e sub-base em obras de pavimentação e aterros. Além disso, permite o reaproveitamento de parte dos resíduos inertes que seriam dispostos no aterro da Codin.
— A partir desta inauguração, todos os resíduos de construção civil, formados pelas sobras de concreto, cerâmica, blocos, entre outros, serão levados para a nova usina de entulho. A Prefeitura vai contar com o funcionamento deste tipo de equipamento para o aproveitamento desses materiais nas intervenções em estradas – relata o secretário Zacarias Albuquerque.
A Usina de Beneficiamento e Britagem de Resíduos Inertes é composta por sistema de conjunto de britagem com peneiras e esteiras que envolvem equipamentos como alimentador vibratório, peneira de discos e rotativa, correias de transporte, capela de descarga, conjunto soprador, mesa de escolha, britador de impacto, separador magnético e sistema anti-pó.
O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a trituração em equipamentos apropriados. Transformando resíduos que não eram reaproveitados em novos agregados (brita de vários tamanhos, pedrisco e areia), a reciclagem do entulho, além de gerar trabalho e renda, minimiza os impactos causados ao meio ambiente, reduzindo a extração de recursos naturais de pedreiras.
A Vital Engenharia é a concessionária responsável pelo serviço público que irá fazer a operação e manutenção com funcionários tais como encanador, apontador, entre outros. Qualquer pessoa poderá levar o entulho para a usina de reciclagem e fazer uma doação para a compactação das estradas.
Últimas Notícias adicionadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso