Notícia no detalhe
Caminhada marca os 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Para comemorar os 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) realizou nesta quarta-feira (13), uma caminhada por diversas ruas do Centro da cidade. O evento contou com a participação de 200 guardam mirins e de representante de entidades filantrópicas.
A concentração foi em frente ao Santuário Diocesano de Adoração, na Praça Batalhão Tiradentes. A caminhada terminou no Boulevard Francisco de Paula Carneiro.
Participaram também da caminhada, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Educandário São José Operário, Lar Fabiano de Cristo, entre outras entidades filantrópicas; Programa FortaleSer, da FMIJ; e representantes dos Conselhos Tutelares de Campos.
O ECA, criado pela Lei 8.069, em vigor desde 1990, é considerado um marco na proteção da infância e da adolescência. De acordo com o presidente da FMIJ, Rodrigo Carvalho, a proposta da caminhada foi levar à população, informações de forma dinâmica, sobre a importância dos direitos da criança e do adolescente.
- A caminhada reuniu jovens de diversas entidades assistenciais no município. A ideia é conscientizar a população em geral sobre a relevância desta legislação, considerada a mais avançada do mundo, na garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes - pontuou.
Rodrigo considera importante comemorar os 26 anos de existência do ECA, um avanço na defesa e na proteção dos direitos da criança do adolescente.
- Este ato é um momento de se posicionar contra qualquer tipo de emenda, qualquer projeto de lei que tente abolir os direitos, defesa e garantias da criança e do adolescente. Este, por exemplo, é um momento para discutir a proposta de redução da maioridade penal – pontuou o presidente da FMIJ.
Rodrigo ressaltou que não somente o município de Campos, através da FMIJ, mas as entidades que participaram da caminhada são totalmente contra a redução da maioridade penal. “A gente marcou posição sobre isso, apesar do momento de comemoração pelos avanços do Estatuto da Criança e do Adolescente”, declarou.
Últimas Notícias adicionadas
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















