Notícia no detalhe
Culminância do Intervalo Cultural dá voz a vários autores campistas
A proposta de atividades culturais no horário do intervalo nas escolas municipais de Campos se transformou em música e poesia, na culminância do Projeto “Intervalo Cultural”, nesta terça-feira (5), na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). A noite foi abrilhantada pelos alunos e professores das cinco escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que deram visibilidade a diversas obras de autores campistas, do século passado à contemporaneidade, dentro do tema “Campos descobrindo cultura”.
Na abertura, um esquete contou a história do compositor campista, Wilson Batista, apresentado pela equipe da Animação Cultural, ao som da Banda da Smece e Felipe Martins, organizadores do evento, com o apoio da Diretoria Pedagógica. O secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, também assistiu às apresentações pelo projeto.
- Há um ano, o projeto foi lançado na rede municipal com o objetivo de tornar os intervalos mais interessantes. Tive a ideia de convidar às unidades a desenvolver teatro, música e poesia com os alunos, junto com o pessoal da Animação Cultural e da Banda da Smece. Este ano, conhecendo a realidade da EJA, a proposta foi mudar a rotina dos alunos, levando alegria e cultura, pois a maioria deles sai de um dia cansativo de trabalho – disse o secretário.
A gerente de Animação Cultural, Eliana Carneiro, levou o projeto a sete unidades no decorrer do primeiro semestre e ficou em êxtase com as apresentações. “As cinco escolas que compareceram me surpreenderam, pois sei a dificuldade que é trabalhar com alunos da EJA, em que eles não têm como comparecer no contraturno para os ensaios, devido ao trabalho. Assim mesmo, eles brilharam na culminância. As homenagens que fizeram aos professores poetas da nossa rede, e confesso que não conhecia alguns, foram lindas. Fiquei em êxtase, estão todos de parabéns! Agora, que venha o segundo semestre”, disse emocionada.
A professora da rede e escritora Carla Neto, que lançou o primeiro livro em junho, esteve presente no evento em que foi homenageada pela Escola Municipal Mário Barroso, de Ururaí. “Comecei a escrever pensando que era para mim. Agora vi que as palavras transpuseram os muros e as emoções e um pedacinho de cada pessoa está sendo fortificado através das minhas palavras”, contou. A escola também apresentou a música gospel de Fernandinho “Faz Chover”.
As poesias da professora e assistente social Cristina Monteiro, também da rede municipal, foram declamadas pelos alunos do Ciep Arnaldo Rosa Viana, do Parque Aurora. Ela estava prestigiando o evento e foi surpreendida pela homenagem.
A Escola Municipal Lídia Leitão, do Parque Cidade Luz, fez um jogral sobre meio ambiente, com o professor Héber, que cantou uma paródia da música de Guilherme Arantes.
Os alunos da Escola Amaro Prata Tavares, no Centro, fizeram uma homenagem ao jornalista e escritor que dá o nome à unidade. A homenagem foi escrita pelo funcionário Grácio Abreu, que cantou também um samba de sua autoria “Amaro Prata Tavares”. A filha do homenageado, professora Ana Lúcia Tavares, gerente de Projetos Especiais da Smece, ficou muito feliz em ver o pai sendo lembrado entre os autores campistas.
Encerrando a noite, a Escola Municipal Manoel Coelho, de Goitacazes, encantou o público com o soneto “Fidelidade”, de Vinícius de Moraes e música “Eu sei que vou te amar”.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 07:42:58 Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
Prefeito assina ordem de serviço para obras na Rua Domingos Viana
0710 17h14Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município