Notícia no detalhe
Culminância do Intervalo Cultural dá voz a vários autores campistas
A proposta de atividades culturais no horário do intervalo nas escolas municipais de Campos se transformou em música e poesia, na culminância do Projeto “Intervalo Cultural”, nesta terça-feira (5), na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). A noite foi abrilhantada pelos alunos e professores das cinco escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que deram visibilidade a diversas obras de autores campistas, do século passado à contemporaneidade, dentro do tema “Campos descobrindo cultura”.
Na abertura, um esquete contou a história do compositor campista, Wilson Batista, apresentado pela equipe da Animação Cultural, ao som da Banda da Smece e Felipe Martins, organizadores do evento, com o apoio da Diretoria Pedagógica. O secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, também assistiu às apresentações pelo projeto.
- Há um ano, o projeto foi lançado na rede municipal com o objetivo de tornar os intervalos mais interessantes. Tive a ideia de convidar às unidades a desenvolver teatro, música e poesia com os alunos, junto com o pessoal da Animação Cultural e da Banda da Smece. Este ano, conhecendo a realidade da EJA, a proposta foi mudar a rotina dos alunos, levando alegria e cultura, pois a maioria deles sai de um dia cansativo de trabalho – disse o secretário.
A gerente de Animação Cultural, Eliana Carneiro, levou o projeto a sete unidades no decorrer do primeiro semestre e ficou em êxtase com as apresentações. “As cinco escolas que compareceram me surpreenderam, pois sei a dificuldade que é trabalhar com alunos da EJA, em que eles não têm como comparecer no contraturno para os ensaios, devido ao trabalho. Assim mesmo, eles brilharam na culminância. As homenagens que fizeram aos professores poetas da nossa rede, e confesso que não conhecia alguns, foram lindas. Fiquei em êxtase, estão todos de parabéns! Agora, que venha o segundo semestre”, disse emocionada.
A professora da rede e escritora Carla Neto, que lançou o primeiro livro em junho, esteve presente no evento em que foi homenageada pela Escola Municipal Mário Barroso, de Ururaí. “Comecei a escrever pensando que era para mim. Agora vi que as palavras transpuseram os muros e as emoções e um pedacinho de cada pessoa está sendo fortificado através das minhas palavras”, contou. A escola também apresentou a música gospel de Fernandinho “Faz Chover”.
As poesias da professora e assistente social Cristina Monteiro, também da rede municipal, foram declamadas pelos alunos do Ciep Arnaldo Rosa Viana, do Parque Aurora. Ela estava prestigiando o evento e foi surpreendida pela homenagem.
A Escola Municipal Lídia Leitão, do Parque Cidade Luz, fez um jogral sobre meio ambiente, com o professor Héber, que cantou uma paródia da música de Guilherme Arantes.
Os alunos da Escola Amaro Prata Tavares, no Centro, fizeram uma homenagem ao jornalista e escritor que dá o nome à unidade. A homenagem foi escrita pelo funcionário Grácio Abreu, que cantou também um samba de sua autoria “Amaro Prata Tavares”. A filha do homenageado, professora Ana Lúcia Tavares, gerente de Projetos Especiais da Smece, ficou muito feliz em ver o pai sendo lembrado entre os autores campistas.
Encerrando a noite, a Escola Municipal Manoel Coelho, de Goitacazes, encantou o público com o soneto “Fidelidade”, de Vinícius de Moraes e música “Eu sei que vou te amar”.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 18:22:47 Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
- 19/05/2025 17:24:14 Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
- 19/05/2025 16:59:24 Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
- 19/05/2025 15:54:35 Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
- 19/05/2025 14:11:23 CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
1905 17h24Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
1905 16h59Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
1905 15h54Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
1905 14h11CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa