Notícia no detalhe
Ex-aluno da Casa da Juventude já trabalha por conta própria
Eduard Santos da Silva, 23 anos, é um dos alunos da Casa da Juventude que se qualificou e que, atualmente, está empregado. O jovem, que antes trabalhava em serviços gerais numa empresa privada, hoje trabalha por conta própria, em montagem e manutenção de computadores, depois que fez curso na Casa.
— Hoje posso falar que essa qualificação que recebi na Casa da Juventude teve grande contribuição na minha vida profissional. Estou trabalhando por conta própria, uma satisfação enorme – afirmou Eduard Santos.
A Casa da Juventude, órgão ligado à Fundação Municipal da Infância e Juventude, desenvolve o projeto Jovem Alerta. Através da parceria com o Centro de Integração, Empresa-Escola (CIEE), os mais de 400 alunos, jovens de 15 a 29 anos, dos cursos oferecidos na Casa são encaminhados para o mercado de trabalho. Os alunos ainda são direcionados a vagas disponíveis no Balcão de Emprego.
São oportunidades de cursos para a qualificação, como AutoCad (a partir do 1º ano do ensino médio), Informática (ensino fundamental), Montagem e Manutenção de Computadores (ensino fundamental), Logística (a partir do 3º ano do ensino médio), Auxiliar de Recursos Humanos (a partir do 3º ano do ensino médio) e Estética (a partir do 3º ano do ensino médio). Os cursos têm duração de três a quatro meses.
— Temos uma média de 35% dos nossos alunos inseridos no mercado de trabalho e, geralmente, é o primeiro emprego desses jovens. Existe um grande paradigma, que é a exigência de experiência, mas, juntos às empresas, através de entidades como ACIC e CDL, conseguimos conscientizar as empresas de que é preciso dar a primeira oportunidade de emprego para que eles possam adquirir experiência. A Lei do Primeiro Emprego contribui muito para essa mudança também - salientou o diretor do departamento de Programas de Juventude, Maicon Morais.
O Presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Rodrigo Carvalho, relata que a melhor maneira de valorizar os alunos é a capacitação.
— A capacitação é importante, porque os cursos da Casa da Juventude, além de qualificar os jovens para o mercado de trabalho, dando-lhes mais chances de conseguirem uma colocação, também possibilitam que os alunos iniciem seu próprio negócio - destaca Rodrigo.
A Casa da Juventude funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Luiz Sobral, 56, Parque Tamandaré. Para mais informações ligue para (22) 2724-0819.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles