Notícia no detalhe
Ex-aluno da Casa da Juventude já trabalha por conta própria
Eduard Santos da Silva, 23 anos, é um dos alunos da Casa da Juventude que se qualificou e que, atualmente, está empregado. O jovem, que antes trabalhava em serviços gerais numa empresa privada, hoje trabalha por conta própria, em montagem e manutenção de computadores, depois que fez curso na Casa.
— Hoje posso falar que essa qualificação que recebi na Casa da Juventude teve grande contribuição na minha vida profissional. Estou trabalhando por conta própria, uma satisfação enorme – afirmou Eduard Santos.
A Casa da Juventude, órgão ligado à Fundação Municipal da Infância e Juventude, desenvolve o projeto Jovem Alerta. Através da parceria com o Centro de Integração, Empresa-Escola (CIEE), os mais de 400 alunos, jovens de 15 a 29 anos, dos cursos oferecidos na Casa são encaminhados para o mercado de trabalho. Os alunos ainda são direcionados a vagas disponíveis no Balcão de Emprego.
São oportunidades de cursos para a qualificação, como AutoCad (a partir do 1º ano do ensino médio), Informática (ensino fundamental), Montagem e Manutenção de Computadores (ensino fundamental), Logística (a partir do 3º ano do ensino médio), Auxiliar de Recursos Humanos (a partir do 3º ano do ensino médio) e Estética (a partir do 3º ano do ensino médio). Os cursos têm duração de três a quatro meses.
— Temos uma média de 35% dos nossos alunos inseridos no mercado de trabalho e, geralmente, é o primeiro emprego desses jovens. Existe um grande paradigma, que é a exigência de experiência, mas, juntos às empresas, através de entidades como ACIC e CDL, conseguimos conscientizar as empresas de que é preciso dar a primeira oportunidade de emprego para que eles possam adquirir experiência. A Lei do Primeiro Emprego contribui muito para essa mudança também - salientou o diretor do departamento de Programas de Juventude, Maicon Morais.
O Presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Rodrigo Carvalho, relata que a melhor maneira de valorizar os alunos é a capacitação.
— A capacitação é importante, porque os cursos da Casa da Juventude, além de qualificar os jovens para o mercado de trabalho, dando-lhes mais chances de conseguirem uma colocação, também possibilitam que os alunos iniciem seu próprio negócio - destaca Rodrigo.
A Casa da Juventude funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Luiz Sobral, 56, Parque Tamandaré. Para mais informações ligue para (22) 2724-0819.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
- 22/11/2025 08:01:00 Saúde leva segunda etapa de vacinação escolar ao Rotary II na próxima terça-feira
- 21/11/2025 16:09:19 Teatro de Bolso receberá espetáculo "Um Ato do Tempo" neste sábado e domingo
Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
2211 08h01Saúde leva segunda etapa de vacinação escolar ao Rotary II na próxima terça-feira
2111 16h09Teatro de Bolso receberá espetáculo "Um Ato do Tempo" neste sábado e domingo
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















