Notícia no detalhe
HGG realiza 1ª cirurgia de retirada de cálculo renal a laser pelo SUS
O serviço de Urologia do Hospital Geral de Guarus (HGG), que completou dois anos no último mês, realizou nesta sexta-feira (1) a primeira cirurgia de retirada de cálculo renal através de litrotripsia a laser, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em toda região.
O procedimento, que durou cerca de uma hora, foi um sucesso e o paciente tem alta estimada em até 24 horas. Uma hora após a cirurgia, João Batista, 55 anos, morador de São Fidélis, já estava na Clínica Médica e sem nenhuma dor. “Tive a primeira crise de dor intensa em fevereiro. Me trouxeram para o HGG e, após atendimento na emergência, colocaram em mim um cateter (Duplo Jota). Minha dor aliviou e continuei o tratamento aqui e o médico me disse que em breve resolveria meu problema de uma vez. Foi o que aconteceu. Agora, sem dor, sou só alegria”, disse.
- A litrotripsia a laser é uma cirurgia de ponta para tratamento de cálculo urinário, geralmente indicado para cálculo que está dentro do rim. Hoje no SUS, só é feita nas capitais e no particular o procedimento fica em torno de R$ 10 mil, entre internação, materiais e custos com os aparelhos. Para realização dessa cirurgia ainda há necessidade de equipamentos de alta tecnologia, como gerador laser e ureterorreno flexível - afirmou o coordenador do Programa de Saúde do Homem, Felipe Martins.
Ainda segundo Felipe, o serviço foi expandindo nos dois anos de existência. “Já realizamos mais de 470 cirurgias e mensalmente passamos a ter a capacidade de promover cerca de 40, além das consultas que são feitas pelos oito urologistas do programa, que totalizam 500 por mês. Na última expansão do serviço, este ano, conseguimos disponibilizar para a população, além da litrotripsia a laser, a litrotripsia ultrassônica, que é usada para cálculos mais complexos. Hoje, contamos no HGG com um tratamento completo de cálculo urinário”, comentou.
- É a primeira cirurgia dessa natureza realizada pelo SUS em toda região e isso é extremamente importante, porque oferece ao paciente o mais avançado recurso tecnológico, sem custos. Mesmo em tempos de crise, o Governo municipal vem fazendo investimentos para saúde da população. A equipe de especialistas em urologia é do mais alto gabarito e, além da formação técnica, tem a consciência do atendimento humanizado - afirmou o diretor geral do HGG, Wilson Cabral.
- Esse tipo de cirurgia a laser diminui o tempo de internação, é menos agressiva, proporciona um pós operatório mais tranquilo e menos doloroso. É o sistema público, de maneira direta, executando procedimentos de ponta e alta tecnologia - disse o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa