Notícia no detalhe
Prefeitura inicia nas escolas tratamento dentário sem trauma
Tratamento dentário rápido, prático, com resultados eficientes e sem dor. Este é mais um serviço de saúde implementado pela Prefeitura de Campos, que aplica na odontologia as técnicas denominada Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), ou seja, tratamento de remoção de cáries sem traumas nos dentes. Para desenvolver o programa, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, firmou parceria com a Emugle (Escola Municipal de Gestão do Legislativo) e ministrou o curso de TRA para profissionais, que já estão tratando de crianças nas escolas da rede municipal. Nesta sexta-feira (1º de julho), 17 cirurgiões dentistas atuaram no Ciep Villa Lobos, no Parque São José, e removeram cáries de 40 crianças.
Presente na ação no Ciep Villa Lobos, o Chefe do Departamento de Odontologia, Márcio Gomes Bueno, informou que todos os procedimentos foram acompanhados pelo professor Antônio Monerat, que ministrou na Emugle o curso. “O curso foi ministrado pelo próprio autor das técnicas de TRA, o professor Antonio Fernando Monnerat, mestre em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor na graduação, que tem Atualização e Especialização em Dentística pela Uerj, onde também é coordenador do Projeto de Extensão em Tratamento Restaurador Atraumático (TRA)”, destacou Márcio Bueno.
“Estamos iniciando mais um serviço para a saúde bucal muito importante para a população. As técnicas do tratamento restaurador atraumático é muito importante porque permite universalizar os serviço de odontologia. As técnicas do TRA são indicadas nos procedimentos de profilaxia odontológica, principalmente nos consultórios odontológicos dotados de equipamentos básicos, sem a necessidade de montar consultórios de equipamentos convencionais. Para se compreender melhor as vantagens dessa técnica, o profissional não precisa aplicar anestesia. Ele faz a remoção do tecido careado, sem a necessidade de trauma importante no dente. Após a remoção da cárie, a restauração é feita com aplicação do CIV (Cimento de Ionômero de Vidro), que provoca a troca de íon desse material com a dentina do dente, e isso resulta no fortalecimento do dente. O CIV também é aplicado como selamento dos sulcos e fissuras adjacentes, e com a habilidade do profissional, permite inclusive obter resultado estético a baixo custo”, explica Márcio Gomes Bueno.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa