Notícia no detalhe
Prefeitura inicia nas escolas tratamento dentário sem trauma
Tratamento dentário rápido, prático, com resultados eficientes e sem dor. Este é mais um serviço de saúde implementado pela Prefeitura de Campos, que aplica na odontologia as técnicas denominada Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), ou seja, tratamento de remoção de cáries sem traumas nos dentes. Para desenvolver o programa, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, firmou parceria com a Emugle (Escola Municipal de Gestão do Legislativo) e ministrou o curso de TRA para profissionais, que já estão tratando de crianças nas escolas da rede municipal. Nesta sexta-feira (1º de julho), 17 cirurgiões dentistas atuaram no Ciep Villa Lobos, no Parque São José, e removeram cáries de 40 crianças.
Presente na ação no Ciep Villa Lobos, o Chefe do Departamento de Odontologia, Márcio Gomes Bueno, informou que todos os procedimentos foram acompanhados pelo professor Antônio Monerat, que ministrou na Emugle o curso. “O curso foi ministrado pelo próprio autor das técnicas de TRA, o professor Antonio Fernando Monnerat, mestre em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor na graduação, que tem Atualização e Especialização em Dentística pela Uerj, onde também é coordenador do Projeto de Extensão em Tratamento Restaurador Atraumático (TRA)”, destacou Márcio Bueno.
“Estamos iniciando mais um serviço para a saúde bucal muito importante para a população. As técnicas do tratamento restaurador atraumático é muito importante porque permite universalizar os serviço de odontologia. As técnicas do TRA são indicadas nos procedimentos de profilaxia odontológica, principalmente nos consultórios odontológicos dotados de equipamentos básicos, sem a necessidade de montar consultórios de equipamentos convencionais. Para se compreender melhor as vantagens dessa técnica, o profissional não precisa aplicar anestesia. Ele faz a remoção do tecido careado, sem a necessidade de trauma importante no dente. Após a remoção da cárie, a restauração é feita com aplicação do CIV (Cimento de Ionômero de Vidro), que provoca a troca de íon desse material com a dentina do dente, e isso resulta no fortalecimento do dente. O CIV também é aplicado como selamento dos sulcos e fissuras adjacentes, e com a habilidade do profissional, permite inclusive obter resultado estético a baixo custo”, explica Márcio Gomes Bueno.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















