Notícia no detalhe
Guardas Municipais em curso de capacitação
Trinta Guardas Civis Municipais participaram de um curso de capacitação, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), nesta quinta-feira (30), na sede da Guarda, situada na Avenida José Alves de Azevedo, no Centro. O curso teve como objetivo atualizar os servidores e aprimorar os atendimentos do Grupamento Ronda Escolar (GRE). O curso teve duração de oito horas, sendo abordado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei 8.069/90). Ao final do curso, os participantes receberam certificados de conclusão.
Os guardas que foram capacitados estão aptos a trabalhar e prestar os primeiros atendimentos nos distritos onde existem áreas afastadas e as viaturas da Guarda têm dificuldade de acesso. Os serviços que serão realizados pelos servidores são visitação de palestra, direcionamento aos casos de violência e serviço de proteção inibindo o comprometimento de atos ilícitos e que, de alguma forma, aumente os fatores de proteção escolar, o olhar da mediação e conflito, entre outros.
De acordo com o instrutor, Vitor Coelho (GCM), a capacitação foi feita com o pessoal que faz o atendimento nos destacamentos dos distritos. Os servidores não fazem parte do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) mas, por ser uma área mais distante, podem prestar o primeiro atendimento nas escolas.
Segundo Vitor, o projeto Ronda Escolar está em vigor desde 2009, através da Guarda Civil Municipais (GCM). É um projeto do governo Rosinha Garotinho que atua nas escolas centrais e foi expandido para os distritos, até chegar a cinco equipes, cada uma com três guardas, sendo assim formada uma equipe com 15. Os que foram capacitados irão ajudar a fortalecer os atendimentos com as demais equipes.
— As explicações do instrutor foram excelentes, esclarecendo para que nossas ações e atuações quando se tratando de crianças e adolescentes sejam feitas como determina o ECA, assim, nos dando um amparo legal para não cometermos excessos — declarou o Guarda Civil Municipal, Rogério Pessanha Júnior.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/02/2026 18:57:35 Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
- 24/02/2026 18:32:46 Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
- 24/02/2026 17:47:46 Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
- 24/02/2026 17:39:26 Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
- 24/02/2026 17:14:29 Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2402 18h32Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
2402 17h47Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
2402 17h39Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
2402 17h14Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
3Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça






















