Notícia no detalhe
Campos referência em infraestrutura e equipe técnica para atender população em situação de rua
“Campos é referência na Região Sudeste em infraestrutura e equipe técnica para fazer acompanhamento às pessoas em situação de rua”. A afirmação é da diretora do Departamento de Proteção Social e Especial, Terezinha Amaral Vidal Alves. Segundo ela, o município possui locais, como Casa de Passagem, Lar Cidadão e Albergue Francisco de Assis, com 62 vagas diárias onde o público alvo tem cama para dormir, roupas limpas, alimentação e higiene, além de equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais e cuidadores.
Equipes do Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (CentroPop), formada por assistentes sociais e psicólogos, realizam busca ativa em todo o município. “Esses profissionais vão até às ruas pela manhã e noite, ao longo da semana, realizando as abordagens e verificando a situação de cada um morador de rua.
Mas, de acordo com Terezinha, em um levantamento recente realizado pelo Comitê Intersetorial de Pessoas em Situação de Rua, 80% desses moradores não são de Campos. Ela explica que, através do Decreto Federal 7053/2009, que instituiu Política Nacional para População de Rua, os municípios deveriam ter criado um comitê para fazer valer o atendimento aos moradores de rua.
- Em março deste ano, Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, participou de um seminário sobre população de rua na sede da Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos, no Rio de Janeiro, onde descobrimos que os demais municípios do estado não possuem comitês e muito menos oferecem estrutura física e equipe técnica para fazer os acompanhamentos dessas pessoas. Foi percebido que as demais cidades fazem uma higienização (põem os moradores de rua em uma van e trazem para Campos por nós termos todo o aparato de atendimento). E ainda descobrimos que o município de Guarapari-ES também é um dos grandes colaboradores para aumento de pessoas em situação de rua em Campos”, comentou.
- Sempre aconselhamos que eles vão para um das casas que o município oferta, onde há vagas diárias, para que possamos realizar um trabalho social. Quando identificamos a pessoa com perfil de usuário de drogas, alcoolismo e psiquiátrico, fazemos o encaminhamento para o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Doutor Ari Viana) -, pontuou Terezinha.
A diretora destacou ainda que, através de uma parceria com a Superintendência de Trabalho e Renda, fazemos encaminhamentos para cursos de qualificação e Balcão de Empregos. “Também temos, na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, curso de padaria. A ideia é elevar a autoestima dessas pessoas para que voltem a ter espaço na sociedade como cidadãos e conquistem espaço no mercado de trabalho, pois a crise econômica nacional tem afetado também nessa área, 35% dos casos de moradores em situação de rua está se desencadeando devido ao grande índice de desemprego, segundo o comitê”, revelou.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda