Notícia no detalhe
Prefeita inaugura novo CDIP com dobro da capacidade de atendimento
O novo Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) foi inaugurado pela prefeita Rosinha Garotinho nesta quarta-feira (29), e passa a contar com 11 consultórios e o dobro da capacidade de atendimento. O vice-prefeito Doutor Chicão; o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; o diretor do CDIP, Alexandre Sereno; e o presidente da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara Municipal, Paulo Hirano, participaram da inauguração do polo, que passa a funcionar na Rua Conselheiro Otaviano, a partir desta quinta-feira.
- Agora, o CDIP terá capacidade de atender até mil pessoas, não apenas com o vírus HIV, mas com outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O atendimento é diferenciado e separado para as crianças, com um projeto de humanização, sala de espera com pintura infantil, brinquedos, entre outros, porque elas têm que ser tratadas ainda com mais carinho. Esta inauguração representa a continuidade do trabalho preventivo que Campos já desenvolve contra o vírus HIV, mas cada um precisa querer se cuidar e se prevenir – disse a prefeita.
De acordo com Sereno, Campos dispõe de mais infectologistas do que a cidade de Niterói, por exemplo, em um único serviço. “No estado do Rio de Janeiro, fora da capital, não existe outro polo como este, com esta estrutura, equipe profissional e capacidade de atendimento. Além disso, continuamos fazendo a descentralização do atendimento para os bairros. Estamos prestes a ampliar o serviço para mais Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, pontuou.
O aposentado Marcio da Silva, 47 anos, é paciente há seis anos da unidade, que estava funcionando em outro prédio até a conclusão das obras de reforma e ampliação. “Antes já tínhamos um acolhimento e um atendimento muito bons, éramos sempre atendidos em nossas necessidades, o diagnóstico é muito rápido. Agora temos um espaço assim, mais amplo, com sala de repouso e, se alguém passar mal, não precisa ir direto para o hospital. É a realização de um sonho”, afirmou.
Segundo o vice-prefeito, a reestruturação acontece em parceria com o governo federal e garantirá melhores condições de atendimento a pacientes e funcionários, além de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais. “Antes, eram apenas sete consultórios, sendo três médicos. Agora serão 11, sendo cinco deles médicos, além de consultório farmacêutico, de psicologia, de serviço social, de farmácia e de enfermagem”, destacou.
Além disso, o novo polo conta com duas recepções (infantil e adulto), banheiros com acessibilidade, sala de repouso, sala de expurgo, almoxarifados, sala de armazenamento externo de resíduos para descarte, farmácia, cozinha, refeitório e arquivo. Cerca de 15 mil pacientes estão cadastrados. Deste total, aproximadamente 3 mil pessoas com HIV/Aids estão em tratamento, incluindo adultos, crianças e gestantes.
O secretário de Saúde lembrou que a Prefeitura mantém ainda, convênio com a Associação Irmãos da Solidariedade, no bairro Jardim Carioca, para a qual repassou R$ 614.880,00 em 2015. “Em 2013 e 2014, a Prefeitura pagou à instituição quase R$ 1 milhão e meio por serviços prestados a pessoas com vírus HIV ou Aids. A maior parte da verba é proveniente de recursos dos royalties do petróleo, o restante advém de verba federal”, informou Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















