Notícia no detalhe
Universitários da área de saúde aderem à campanha contra HPV
A campanha municipal de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) ganhou reforço. Cerca de 30 estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia e medicina serão voluntários na campanha e ajudarão a Secretaria de Saúde a realizar a imunização em, aproximadamente, 17 mil meninas entre 11 e 15 anos de idade.
Os voluntários participarão do processo de orientação e educação em saúde. Para isso, foram treinados na noite desta segunda-feira (20) no Auditório da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). Participaram da capacitação, ainda, coordenadores dos cursos das Universidades Estácio de Sá e Salgado de Oliveira e FMC; além de diretores de escolas municipais. Eles receberam folderes com as diretrizes da campanha para distribuir nas escolas aos alunos e pais de alunos.
O Superintendente de Saúde Coletiva da secretaria, Charbell Kury, abordou o tema “Mitos, controvérsias e verdades sobre a vacinação”. Segundo ele, o município está associando 3 importantes medidas para vencer o câncer, garantindo uma estratégia bem sucedida: rastreamento, através de exames como colposcopia e papanicolau; educação e saúde e vacinação.
- Estamos convocando todos os que podem nos ajudar nessa campanha, que é um marco na área de imunização em ginecologia em Campos. Queremos mudar os paradigmas de educação e saúde. Os voluntários devem abraçar esta campanha pensando como munícipe, mas na saúde coletiva como um todo – disse Charbell, que é infectologista pediátrico.
A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Saúde e ginecologista, Cândida Barcelos, ministrou palestra sobre atualização em HPV e vacinação. Ela lembrou que, no Brasil, a cada 100 mil habitantes, 19 mulheres têm HPV. Além disso, a cada ano, surgem 20 mil novos casos de câncer de colo de útero no país. “A vacina é quadrivalente, contra os vírus 6, 11, 16 e 18, e protege contra verrugas vulvares e câncer de colo de útero, principalmente, além de outras doenças”, explicou a médica.
Sidney Barbirato, 25 anos, cursa o 6? ano de enfermagem na Universidade Estácio de Sá, e é um dos novos voluntários. “Assim, estarei ajudando a outras pessoas. Vou incentivas meus colegas de turma a fazerem o mesmo”, afirmou o jovem.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/07/2025 15:31:23 Secretarias promovem ação integrada de fiscalização em Lagoa de Cima
- 19/07/2025 10:19:28 Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
- 19/07/2025 09:49:02 Patrulhas do Estradas do Produtor em Travessão, Rio Preto e Espirito Santinho
- 19/07/2025 09:15:13 Projeto MPT na Escola vai premiar alunos com os melhores trabalhos em 2025
- 19/07/2025 08:31:47 Hospital Ferreira Machado realiza mais de mil cirurgias em seis meses
Secretarias promovem ação integrada de fiscalização em Lagoa de Cima
1907 10h19Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
1907 09h15Projeto MPT na Escola vai premiar alunos com os melhores trabalhos em 2025
1907 09h49Patrulhas do Estradas do Produtor em Travessão, Rio Preto e Espirito Santinho
1907 08h31Hospital Ferreira Machado realiza mais de mil cirurgias em seis meses
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda