Notícia no detalhe
Campos ganha Centro de Combate à Dengue com setor de UBV
O Centro de Combate à Dengue (CCD), que abriga a Coordenação de Ultra Baixo Volume (UBV), foi inaugurado nesta quarta-feira (22) pelo vice-prefeito Doutor Chicão e pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. Doutor Chicão lembrou que nesta quinta-feira (23), às 19h, também será inaugurada a Unidade Básica de Saúde Modelo da Penha, que vai funcionar em caráter 24 horas.
- O CCZ está todo reestruturado, funcionando a todo vapor. Toda a equipe está de parabéns, pois vem abraçando a causa do combate ao Aedes aegypti. O Centro de Combate à Dengue é um serviço complementar ao trabalho dos agentes de endemias, que vêm orientando e esclarecendo a população quanto à importância do combate, já que a maioria dos focos está dentro das residências – destacou o vice-prefeito.
O CCD está ligado ao Centro de Controle de Zoonoses e funciona na Rua Sílvio Fontoura, 79/81, Parque João Maria. Nele ficarão armazenados os veículos, inseticidas, insumos e produtos de limpeza. O setor dispõe de espaço para mecânica e operadores de máquinas, cozinha, almoxarifado, banheiros, espaço para lavagem de veículos, escritório e refeitório.
Segundo o secretário Geraldo Venâncio, Campos foi o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a ter um Centro de Controle de Zoonoses e um Centro de Referência da Dengue. Ainda de acordo com o secretário, o Aedes aegypti tem potencial para transmitir 114 doenças, mas no Brasil, quatro delas estão presentes.
- Esse é um super mosquito, um grande inimigo da sociedade. O número de casos de dengue está zerado nos últimos dois meses. Uma parte disso se deve ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo CCZ; outra parte é porque para o sorotipo circulante já existe grande imunidade. Mesmo assim, o trabalho vai continuar sem interrupção – garantiu o secretário de Saúde.
O biólogo e coordenador do CCZ, Eufrázio Lisboa, disse que o local dispõe de banheiro separado para os profissionais que atuam no carro fumacê, como exigem os critérios do Ministério da Saúde, para higienização após a aplicação do veneno, com uma rede de esgoto separada.
- Uma das promessas que a prefeita Rosinha Garotinho fez no seu primeiro mandato foi quanto ao controle da dengue. E isso está acontecendo. É um sonho realizado e quem mais ganha é a população – declarou o coordenador.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















