Notícia no detalhe
Campos ganha Centro de Combate à Dengue com setor de UBV
O Centro de Combate à Dengue (CCD), que abriga a Coordenação de Ultra Baixo Volume (UBV), foi inaugurado nesta quarta-feira (22) pelo vice-prefeito Doutor Chicão e pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. Doutor Chicão lembrou que nesta quinta-feira (23), às 19h, também será inaugurada a Unidade Básica de Saúde Modelo da Penha, que vai funcionar em caráter 24 horas.
- O CCZ está todo reestruturado, funcionando a todo vapor. Toda a equipe está de parabéns, pois vem abraçando a causa do combate ao Aedes aegypti. O Centro de Combate à Dengue é um serviço complementar ao trabalho dos agentes de endemias, que vêm orientando e esclarecendo a população quanto à importância do combate, já que a maioria dos focos está dentro das residências – destacou o vice-prefeito.
O CCD está ligado ao Centro de Controle de Zoonoses e funciona na Rua Sílvio Fontoura, 79/81, Parque João Maria. Nele ficarão armazenados os veículos, inseticidas, insumos e produtos de limpeza. O setor dispõe de espaço para mecânica e operadores de máquinas, cozinha, almoxarifado, banheiros, espaço para lavagem de veículos, escritório e refeitório.
Segundo o secretário Geraldo Venâncio, Campos foi o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a ter um Centro de Controle de Zoonoses e um Centro de Referência da Dengue. Ainda de acordo com o secretário, o Aedes aegypti tem potencial para transmitir 114 doenças, mas no Brasil, quatro delas estão presentes.
- Esse é um super mosquito, um grande inimigo da sociedade. O número de casos de dengue está zerado nos últimos dois meses. Uma parte disso se deve ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo CCZ; outra parte é porque para o sorotipo circulante já existe grande imunidade. Mesmo assim, o trabalho vai continuar sem interrupção – garantiu o secretário de Saúde.
O biólogo e coordenador do CCZ, Eufrázio Lisboa, disse que o local dispõe de banheiro separado para os profissionais que atuam no carro fumacê, como exigem os critérios do Ministério da Saúde, para higienização após a aplicação do veneno, com uma rede de esgoto separada.
- Uma das promessas que a prefeita Rosinha Garotinho fez no seu primeiro mandato foi quanto ao controle da dengue. E isso está acontecendo. É um sonho realizado e quem mais ganha é a população – declarou o coordenador.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda