Notícia no detalhe
Campos ganha Centro de Combate à Dengue com setor de UBV
O Centro de Combate à Dengue (CCD), que abriga a Coordenação de Ultra Baixo Volume (UBV), foi inaugurado nesta quarta-feira (22) pelo vice-prefeito Doutor Chicão e pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. Doutor Chicão lembrou que nesta quinta-feira (23), às 19h, também será inaugurada a Unidade Básica de Saúde Modelo da Penha, que vai funcionar em caráter 24 horas.
- O CCZ está todo reestruturado, funcionando a todo vapor. Toda a equipe está de parabéns, pois vem abraçando a causa do combate ao Aedes aegypti. O Centro de Combate à Dengue é um serviço complementar ao trabalho dos agentes de endemias, que vêm orientando e esclarecendo a população quanto à importância do combate, já que a maioria dos focos está dentro das residências – destacou o vice-prefeito.
O CCD está ligado ao Centro de Controle de Zoonoses e funciona na Rua Sílvio Fontoura, 79/81, Parque João Maria. Nele ficarão armazenados os veículos, inseticidas, insumos e produtos de limpeza. O setor dispõe de espaço para mecânica e operadores de máquinas, cozinha, almoxarifado, banheiros, espaço para lavagem de veículos, escritório e refeitório.
Segundo o secretário Geraldo Venâncio, Campos foi o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a ter um Centro de Controle de Zoonoses e um Centro de Referência da Dengue. Ainda de acordo com o secretário, o Aedes aegypti tem potencial para transmitir 114 doenças, mas no Brasil, quatro delas estão presentes.
- Esse é um super mosquito, um grande inimigo da sociedade. O número de casos de dengue está zerado nos últimos dois meses. Uma parte disso se deve ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo CCZ; outra parte é porque para o sorotipo circulante já existe grande imunidade. Mesmo assim, o trabalho vai continuar sem interrupção – garantiu o secretário de Saúde.
O biólogo e coordenador do CCZ, Eufrázio Lisboa, disse que o local dispõe de banheiro separado para os profissionais que atuam no carro fumacê, como exigem os critérios do Ministério da Saúde, para higienização após a aplicação do veneno, com uma rede de esgoto separada.
- Uma das promessas que a prefeita Rosinha Garotinho fez no seu primeiro mandato foi quanto ao controle da dengue. E isso está acontecendo. É um sonho realizado e quem mais ganha é a população – declarou o coordenador.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa