Notícia no detalhe
Seminário Municipal de Política e Gestão é encerrado no IFFluminense
O Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, realizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), foi encerrado na noite desta quinta-feira (16), com a palestra do professor Luiz Augusto Caldas. Foram três dias de evento no IFFluminense, para discutir propostas e encontrar caminhos de aproximação entre as instituições públicas da Educação Básica e as universidades e seus cursos de licenciatura.
O professor Luiz Augusto, que já foi reitor do IFFluminense, falou sobre “O diálogo dos Institutos com a formação dos professores na perspectiva do PNE e Proeja”. Segundo ele, é preciso pensar em licenciatura considerando a sua especificidade de atuação, incluindo a natureza do aluno e sua realidade.
- É preciso provocar um olhar diferenciado nos nossos professores, em especial, os que atuam no contexto profissionalizante, como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Portanto, venho destacar o papel do IFF na abordagem a essas questões nos cursos de formação de professores. O momento é de grande importância para renovar as discussões e possibilitar a construção de espaços coletivos como este seminário, em prol da educação – pontua.
Os diferentes temas em debate nas nove mesas formadas durante o evento terão desdobramentos posteriores, com a redação das propostas para formalizar o Protocolo Intenções, que visa efetivar as metas do Plano Municipal de Educação (PME), alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE). As propostas também vão servir de base para a formação do Fórum Municipal de Educação, uma das metas do PME.
Este foi o primeiro evento de natureza técnico-científica e pedagógica, envolvendo professores, gestores, pesquisadores e estudantes de licenciatura, numa interface entre a licenciatura e a Educação Básica. Também participaram das discussões os profissionais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado