Notícia no detalhe
Plano Municipal de Educação completa um ano
No primeiro ano de criação do Plano Municipal de Educação (PME), alinhado ao Plano Nacional de Educação, muito trabalho foi desenvolvido na busca de estratégias para cumprir as metas que competem ao Sistema Municipal de Ensino – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2. O PME completou um ano na quarta-feira (15) e é composto de 20 metas, a serem atingidas no decorrer de 10 anos por todo o sistema educacional no município, das creches ao Ensino Superior, unidades públicas e privadas.
Segundo o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, no que tange ao ensino municipal, o ritmo de cumprimento das metas do PME está bastante avançado, com iniciativas significativas a fim de melhorar a qualidade da educação nas unidades escolares. “Em apenas um ano de criação do PME, podemos destacar várias metas já colocadas em prática na rede municipal, contemplando alunos e professores”, pontua.
O secretário dá destaque à implantação do Bloco Alfabetizador, que cumpre a meta 5, de alfabetizar até os 8 anos de idade;criação das matrizes curriculares para as unidades de tempo integral e de educação do campo; atualização do Sistema Municipal de Avaliação; implantação de um terço da carga horária para o planejamento do professor, incluindo ações de formação continuada; e ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil.
Além disso, foram atingidas as seguintes metas: ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurna, atendendo a meta de correção de fluxo; o recenseamento, para levantar demanda das crianças em idade escolar, mas que não estão matriculadas; formação continuada dos gestores; formação dos conselheiros escolares pela gestão; parceria com outros setores da sociedade civil organizada, contribuindo para o desenvolvimento escolar das crianças; ampliação do atendimento às crianças com necessidades especiais educacionais, através do Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem(EMAA) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Coincidindo ainda com o primeiro ano do PME, foi promovido o Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), aberto na terça-feira (14) e encerrado nesta quinta-feira (16). Entre os objetivos do evento estão a formação do Fórum Municipal de Educação, mais uma das metas do PME, assim como a criação de um protocolo de intenções para efetivar as ações do Plano.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado