Notícia no detalhe
Plano Municipal de Educação completa um ano
No primeiro ano de criação do Plano Municipal de Educação (PME), alinhado ao Plano Nacional de Educação, muito trabalho foi desenvolvido na busca de estratégias para cumprir as metas que competem ao Sistema Municipal de Ensino – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2. O PME completou um ano na quarta-feira (15) e é composto de 20 metas, a serem atingidas no decorrer de 10 anos por todo o sistema educacional no município, das creches ao Ensino Superior, unidades públicas e privadas.
Segundo o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, no que tange ao ensino municipal, o ritmo de cumprimento das metas do PME está bastante avançado, com iniciativas significativas a fim de melhorar a qualidade da educação nas unidades escolares. “Em apenas um ano de criação do PME, podemos destacar várias metas já colocadas em prática na rede municipal, contemplando alunos e professores”, pontua.
O secretário dá destaque à implantação do Bloco Alfabetizador, que cumpre a meta 5, de alfabetizar até os 8 anos de idade;criação das matrizes curriculares para as unidades de tempo integral e de educação do campo; atualização do Sistema Municipal de Avaliação; implantação de um terço da carga horária para o planejamento do professor, incluindo ações de formação continuada; e ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil.
Além disso, foram atingidas as seguintes metas: ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurna, atendendo a meta de correção de fluxo; o recenseamento, para levantar demanda das crianças em idade escolar, mas que não estão matriculadas; formação continuada dos gestores; formação dos conselheiros escolares pela gestão; parceria com outros setores da sociedade civil organizada, contribuindo para o desenvolvimento escolar das crianças; ampliação do atendimento às crianças com necessidades especiais educacionais, através do Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem(EMAA) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Coincidindo ainda com o primeiro ano do PME, foi promovido o Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), aberto na terça-feira (14) e encerrado nesta quinta-feira (16). Entre os objetivos do evento estão a formação do Fórum Municipal de Educação, mais uma das metas do PME, assim como a criação de um protocolo de intenções para efetivar as ações do Plano.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/06/2026 11:49:53 Museu Histórico celebra 14 anos com programação especial
- 11/06/2026 11:14:09 Prefeitura reforça esquema de segurança para os jogos da Seleção Brasileira na Copa
- 11/06/2026 10:26:13 Descubra a linha de crédito do Fundecam ideal para o seu negócio
- 11/06/2026 08:58:56 Gestores participam de reunião para fortalecimento da Educação em Tempo Integral
- 11/06/2026 08:30:39 Junho Violeta é tema de edição do projeto Saúde em Movimento na UBSF Aeroporto
Museu Histórico celebra 14 anos com programação especial
1106 11h14Prefeitura reforça esquema de segurança para os jogos da Seleção Brasileira na Copa
1106 10h26Descubra a linha de crédito do Fundecam ideal para o seu negócio
1106 08h58Gestores participam de reunião para fortalecimento da Educação em Tempo Integral
1106 08h30Junho Violeta é tema de edição do projeto Saúde em Movimento na UBSF Aeroporto
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Campos lidera ranking do interior do RJ, com 792 novas empresas em 2026
5Semana do MEI, que acontece de 25 a 29 de maio, tem inscrições abertas
6Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca





















