Notícia no detalhe
Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação é aberto no IFF
A abertura do Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, nesta terça-feira (14), contou com a presença de representantes das instituições públicas da Educação Básica e do Ensino Superior, em Campos. Durante toda a palestra do professor Cipriano Carlos Luckesi, o auditório Cristina Bastos permaneceu lotado. O evento acontece no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), com discussões em torno de nove eixos temáticos, que vão até esta quinta-feira (16).
O seminário está sendo realizado pelo IFFluminense e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), com o objetivo de promover maior aproximação entre as unidades escolares, das séries iniciais até o Ensino Médio, e as universidades. Para isso, os debates envolvem, também, a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Centro Universitário Fluminense (Uniflu).
De acordo com o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, a educação superior tem muito a contribuir nas formações, já que muitos profissionais não foram preparados para lidar com questões contemporâneas. “A educação é campo de lutas permanentes e nós que atuamos nos segmentos iniciais da Escola Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental – enfrentamos todos os desafios da permanência do aluno na escola e questões ligadas à diversidade e inclusão”, pontuou.
O reitor do IFFluminense, professor Jefferson Manhães de Azevedo, falou que a mobilização de vários profissionais para tratar de educação representa mais um desafio necessário para se articular novas metodologias de ensino. “É importante que nosso estudante seja protagonista de seu conhecimento, que ele deseje estar na escola”, disse.
Dentro da abordagem da palestra “A Educação Básica Pública e seus desafios na contemporaneidade: um olhar especial para a formação docente”, Luckesi deu ênfase a pratica pedagógica dos professores. Segundo ele, todos os alunos são “aprendentes”, mas é preciso um olhar voltado para o cuidado com essas crianças e adolescentes, para que o processo de aprendizagem seja concluído.
O tema do seminário “O movimento da Escola Básica rumo às licenciaturas: um diálogo necessário com as instituições de Ensino Superior” propõe a elaboração de um Protocolo de Intenções, com ações efetivas para o cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), e a instituição do Fórum Municipal de Educação.
Também participaram da solenidade de abertura: o reitor da Uenf, professor Luís César Passoni; coordenadora do curso de Ciências Sociais da UFF, Andréa Paiva; reitora do Uniflu, Inês Cabral Ururahy; e o diretor geral do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Campos, professor Carlos Frederico de Menezes Veiga.
A apresentação cultural ficou por conta com Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria (Gotta), da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, e da equipe da Gerência de Animação Cultural, da Smece.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado