Notícia no detalhe
Campos com amplo equipamento para população em situação de rua
Levar ao conhecimento da população de que o município possui amplo equipamento para moradores de rua tem sido o trabalho realizado pelo Comitê Intersetorial Cidadania na Rua. Um dos equipamentos é o Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), considerado a porta de entrada para o público alvo. O espaço funciona na Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), no Centro. Segundo a coordenadora, Claudia Moura, no mês de abril foram realizados 123 atendimentos, sendo 81 migrantes (pessoas que vieram de fora) e 42 munícipes.
- Por dia, a assistente social e psicóloga do Centro Pop realizam uma média de 30 a 40 atendimentos. Nós também vamos até os moradores à noite, às terças e quintas; e pela manhã, às segundas, quartas e sextas. Em muitos casos fazemos a busca ativa através de denúncias, mas a maioria deles já vem sendo acompanhados pela nossa equipe e fazemos os encaminhamentos para a rede de atendimento no município quando há aceitação daquele que não quer mais voltar para a rua - , destacou.
Mas, de acordo com Cláudia, este é um trabalho bastante complexo. “A maioria dos moradores em situação de rua é dependente químico, o que dificulta um pouco fazer os encaminhamentos necessários, pois muitos deles não querem sair da rua por não aceitarem regras nos abrigos. Quando realizamos atendimentos destes moradores, eles falam que não são usuários, mas sabemos que são devido ao trabalho de acompanhamento que realizamos todos os dias”, disse.
- Conseguimos realizar um trabalho social com muitas dessas pessoas e conseguimos fazer com que elas retornassem para municípios de origem. Também encaminhamos muitos desses moradores para o Balcão de Emprego e/ou para cursos de qualificação. Mas ainda encontramos aqueles que, quando encontram um grupo de moradores de rua, acabam ficando -, explica Cláudia.
Ela informou ainda que a Casa de Passagem, localizada na Rua Manhães Barreto, 113, no Centro, localizado atrás do Sesc, é mais um equipamento de atendimento aos moradores de rua. “Para lá encaminhamos as pessoas que querem sair da rua, bem como aquelas que são encontradas perdidas nas ruas, onde elas recebem todo o tratamento adequado de uma equipe multidisciplinar que acompanha a evolução de cada interno e onde é feito um trabalho de para que estas possam restabelecer os vínculos familiares e com a sociedade”, comentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/09/2025 11:14:37 “Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
- 16/09/2025 11:08:40 Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
- 16/09/2025 09:34:45 Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
- 16/09/2025 09:15:00 GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
- 16/09/2025 08:45:17 Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
“Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
1609 11h08Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
1609 09h34Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
1609 09h15GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
1609 08h45Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles