Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha Garotinho faz considerações sobre Porto do Açu
A Prefeita Rosinha Garotinho recebeu deferência da Prumo Logística e do ministro dos Transportes, Portos e da Aviação Civil, Maurício Quintella, durante a solenidade de inauguração de terminais do Porto do Açu. Convidada para fazer uso da palavra, a prefeita mencionou fatos históricos que remetem à origem do projeto do porto.
- Enquanto eu caminhava por aqui pelas instalações do porto, foi inevitável brotar algumas memórias e, por serem fatos históricos, devo fazer o registro. Muitas coisas me vieram à lembrança, de quando Garotinho foi governador. Chamaram ele de louco por planejar um porto num local deserto. Depois, disseram que estávamos delirando quando eu, governadora, lancei aqui, a pedra fundamental do porto. As pessoas que acreditaram no sonho e empreenderam, não são mais as mesmas, mas outros continuaram, e o mesmo sonho se tornou realidade - declarou Rosinha.
O discurso da prefeita foi feito na solenidade de inauguração dos três mais importantes terminais do Porto do Açu (Petróleo, Minério e Combustíveis Marítimos). A solenidade contou com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal.
Rosinha recordou em seu discurso que o então governador Anthony Garotinho determinou levantamentos das potencialidades de desenvolvimento de todo estado, e definiu regiões conforme os estudos.
- Garotinho vislumbrava um porto para a Bacia de Campos. Foi feita batimetria no litoral, e esta região mostrou ser viável para abrigar um porto. Ele apresentou projeto à Petrobras, mas a empresa não teve interesse. Então, Garotinho decidiu que este cantinho aqui de São João da Barra teria um porto para desenvolver a região – lembrou Rosinha.
Ela acrescentou que numa reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Garotinho apresentou o projeto ao executivo Eliezer Batista. “Ele gostou, levou o projeto e o visionário Eike Batista apostou no sonho, que hoje é realidade, com geração de 6 mil empregos, e certamente que começa a mudar a realidade da economia da região, do Estado e do Brasil. A persistência de cada um valeu a pena”, ressaltou a prefeita.
Também convidado para o evento de inauguração, o secretário de Governo, Anthony Garotinho, falou da importância do empreendimento para a economia regional e para a logística portuária do Brasil.
- Estamos diante de uma das maiores e mais modernas estruturas de logística portuária do mundo. O Porto do Açu é prova de que quando se acredita, se constrói. É como se fosse um sonho. Em 1999, quando fui governador, as terras da Fazenda Saco Dantas estavam sendo levadas ao leilão pelo Banco do Brasil, que era credor da Usina Baixa Grande. Baixei decreto tornando a fazenda da Usina como sendo de interesse público. Para evitar o leilão, mobilizei a Procuradoria Geral do Estado, que acionou a Justiça e foi mandado a Campos, um oficial de Justiça para impedir que as terras fossem vendidas - recordou o secretário Garotinho, que fez considerações sobre o empreendimento para a região.
- A verdade é que hoje, depois de 16 anos, estamos contemplando este complexo que une porto e indústria, e apesar desta dimensão toda, temos aqui apenas 10% do que este complexo será. Temos aqui mais de 6 mil postos de trabalho, mas em poucos anos teremos 40 mil pessoas trabalhando aqui. Por isso, é preciso que as prefeituras busquem parcerias com as instituições, como as escolas técnicas e universidades públicas, como o IFF e demais escolas técnicas públicas, e também as privadas, para um amplo programa de qualificação, como a prefeita Rosinha faz em Campos, e assim, evitar que pessoas de outros estados e de outros países venham a ocupar as vagas dos melhores empregos gerados pelas empresas que o porto atrai para a região - alertou Garotinho.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles