Notícia no detalhe
Brasil Alfabetizado formou 350 alunos em Campos
A Secretaria de Educação de Campos (SMEC) realizou na noite de sábado (18) a formatura de cerca de 350 alunos do Programa Brasil Alfabetização, programa do governo federal desenvolvido em parceria com os municípios. A solenidade contou com a presença da Secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, a coordenadora do programa, Rutilane Campos, equipe do (PBA), da (SMEC), do vereador Albertinho, alunos e familiares dos alfabetizados. Em novembro, a (SMEC) reiniciará novas turmas de alfabetizados.
A dona de casa, alfabetizada e jurada da turma, Licy Souza Tâmega, de 76 anos disse que ficou muito feliz com o curso. “Não pude estudar quando criança porque comecei a trabalhar cedo para ajudar minha mãe a criar meus irmãos. Não conhecia quase nada. Hoje eu conheço as palavras, sílabas e pontuações. Estou feliz porque consigo ler e escrever”.
A história do gari, Evaldo Pinheiro, de 40 anos foi diferente da Licy. Ele disse que parou de estudar porque achava que não precisava dos estudos. “Hoje percebo o quanto ele é importante. Quero melhorar na profissão, tirar carteira de motorista, mas sem a leitura não iria conseguir. O curso me ajudou muito”.
Durante a solenidade, a secretária Joilza Rangel prestou homenagens ao aluno mais velho, Jeorgelino Vieira de 77 anos e a mais nova, Estefânia Siqueira Teixeira de 19 anos. Também foram homenageados a alfabetizadora, Fátima da Silva Francisco Dias de 46 anos que ensinou a mãe, Maria do Carmo da Silva de 77 a ler e escrever.
No final da solenidade Joilza distribuiu rosas para todos os alfabetizados. “Que esse momento não seja o fim, mas o início de uma nova etapa. Que o curso seja um estímulo para vocês darem continuidade aos estudos e se matricularem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Independente da idade, o de terem vencido esta etapa, vocês não devem perder o desejo de sonhar. E quem ainda não sabe ler e escrever em breve vamos iniciar um novo ciclo do Programa Brasil Alfabetizado”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município