Notícia no detalhe
Prefeitura assina novos convênios de bolsa de estudo e faz reajuste de 10%
O secretário de Governo Anthony Garotinho recebeu na tarde desta quarta-feira (25) os representantes das 17 instituições de ensino de Campos que mantêm convênios com o município para assinatura dos contratos de bolsas de estudos à população, em reunião realizada no Centro Administrativo José Alves de Azevedo. A boa notícia para os donos das escolas é o reajuste de 10% para as escolas conveniadas para o ano letivo de 2016, portanto, retroativo à janeiro. Ele estava acompanhado pelo vice-prefeito Doutor Chicão; secretário de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Rangel, do vereador e líder de governo Mauro Silva, e da procuradora Valéria Monteiro.
Durante a reunião, o secretário de Governo falou sobre o esforço do município para enfrentar a crise econômica nacional e assegurar serviços essenciais, pagamentos dos servidores em dia, investimentos em educação e saúde. Ele destacou que Campos tem a maior rede de creches e escolas da rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com 80 creches e 256 escolas para 56 mil alunos na rede municipal.
O secretário ressaltou que Campos conseguiu reunir as condições necessárias para recuperar parte das perdas dos royalties com operação de cessão de crédito, conforme assegura resolução do Senado Federal e com isso, o município está retomando o fluxo de convênios, como foi feito na semana passada com a Saúde na assinatura de novos contratos com os hospitais filantrópicos e agora ocorre com a Educação.
Ele observou que a crise econômica nacional afetou a todos os municípios brasileiros, mas principalmente aos produtores de petróleo. Ele citou que mais de 3 mil Prefeituras e diversos Estados do Brasil não conseguem pagar salários, mas que Campos saiu na frente porque tomou medidas austeras, como supressão de contratos e cortes de cargos e salários desde novembro de 2014, e manteve em dia pagamento de funcionários.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Tavares, informou que a Secretaria tem aumentado consideravelmente o número de vagas do 6° ao 9° ano e por isso, é necessário adequar o número de vagas dos convênios com as escolas particulares neste ciclo, tendo em vista que as novas salas que surgiram nas escolas reformadas e ampliadas, bem como nas novas escolas modelo padrão construídas na cidade e no interior estão absorvendo as demandas. Ele comparou que cidades mais populosas do Estado do Rio de Janeiro, como Macaé, tem apenas 4 creches, ao passo que Campos tem 80, e São Gonçalo, na região do Grande Rio, com mais de um milhão de habitantes, tem apenas três mil vagas em creches, enquanto Campos oferece 9 mil vagas nas creches e 56 mil vagas nas escolas
Dirigentes de Escolas satisfeitos
Ao final da reunião, os diretores das escolas demonstraram satisfação e agradeceram pela condução transparente na gestão na área da educação. “A reunião foi muito proveitosa e saímos daqui satisfeitos com a forma que fomos tratados. Nos sétimos honrados pela maneira respeitosa do convite e pelos esclarecimentos sobre os novos convênios, com tudo feito de forma transparente e esclarecedora. O reajuste de 10% pode até não ser o ideal, mas neste tempo de crise, quando tem Prefeituras acabando até mesmo com programas sociais de governo, fomos contemplados com reajuste de 10% para as bolsas e isso compensa as perdas que decorrem devido ao aumento dos custos recorrentes no ambiente escolar”, declarou Rose Mary Cordeiro, diretora do Cepav (Centro Educacional Palavra de Vida), no Jardim Carioca.
“A reunião com os gestores da Prefeitura foi muito positiva porque as explanações foram bem elucidativas, com muita sinceridade e clareza, além da concessão de 10% para reajuste linear para s bolsas dos alunos de todas as séries. É uma forma de compensar perdas”, declarou a diretora do Jardim de Infância Infância Feliz, Elisete Germano Peixoto, no Parque Jóquei Clube. Devido à migração de muitos alunos para as escolas da rede municipal, algumas escolas da rede particular que têm convênios de bolsas com a Prefeitura registraram perda de alunos.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















