Notícia no detalhe
Defesa Civil participa de simulado da Petrobras no Farol
"Preparar os funcionários da Petrobras para atuarem no Cabo de São Tomé, no caso de vazamento de petróleo de navios ou plataformas. Este foi o objetivo do simulado realizado na quinta-feira (16) na Praia do Farol de São Tomé, com a participação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Campos. Durante o simulado, foram realizadas uma série de medidas rápidas para minimizar os danos de um virtual derramamento de óleo que teria ocorrido na sonda PA-37, situada a 30 km da costa, em lâmina d’água de 23m, e que, por causa da corrente marítima e fortes ventos, teria levado o derramamento a alcançar a praia do Farol de São Tomé. No treinamento, uma pequena faixa de dois quilômetros da extensa praia teria sido atingida por borras de petróleo, e as equipes utilizaram material biodegradável para neutralizar o petróleo e minimizar danos ao meio ambiente.
]De acordo com informações do sucomandante da Defesa Civil de Campos, capitão Edson Pessanha, que esteve presente, a intenção da Petrobras em convidar as autoridades municipais é a de informar e demonstrar na prática as várias intervenções a serem realizadas na costa de Campos e demais municípios produtores de petróleo, caso ocorra algum acidente ambiental. Outro objetivo do treinamento, acompanhado pelo Ibama, é o de identificar a possibilidade de aprimoramento dos procedimentos de segurança da Petrobras e de utras empresas petrolíferas que atuam na Bacia de Campos.
"Participamos de um exercício simulado de ações de contingência que prepara equipes para controlar vazamentos de petróleo no mar, de forma a evitar que, no caso de um desastre ambiental com petróleo, o material seja contido e assim evitar maiores danos às praias, e aos nossos recursos naturais, como a região de lagunas e a foz dos canais e mangue. Tanto a Defesa Civil como a Secretaria de Meio Ambiente verificou que a empresa investe e tem um efetivo bastante preparado para atuar no caso de desastre ecológico. Eles são capacitados para em pouco tempo ter a percepção da área afetada e montar rapidamente um plano de contingência e controlar acidentes dessa natureza", informa o capitão Pessanha.
O secretário de Ambiente e Defesa Civil, Humberto Nobre, ressalta que o treinamento faz parte das exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no ato da concessão da LO (Licença de Operação da Atividade de Perfuração Marítima).
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa