Notícia no detalhe
Defesa Civil participa de simulado da Petrobras no Farol
"Preparar os funcionários da Petrobras para atuarem no Cabo de São Tomé, no caso de vazamento de petróleo de navios ou plataformas. Este foi o objetivo do simulado realizado na quinta-feira (16) na Praia do Farol de São Tomé, com a participação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Campos. Durante o simulado, foram realizadas uma série de medidas rápidas para minimizar os danos de um virtual derramamento de óleo que teria ocorrido na sonda PA-37, situada a 30 km da costa, em lâmina d’água de 23m, e que, por causa da corrente marítima e fortes ventos, teria levado o derramamento a alcançar a praia do Farol de São Tomé. No treinamento, uma pequena faixa de dois quilômetros da extensa praia teria sido atingida por borras de petróleo, e as equipes utilizaram material biodegradável para neutralizar o petróleo e minimizar danos ao meio ambiente.
]De acordo com informações do sucomandante da Defesa Civil de Campos, capitão Edson Pessanha, que esteve presente, a intenção da Petrobras em convidar as autoridades municipais é a de informar e demonstrar na prática as várias intervenções a serem realizadas na costa de Campos e demais municípios produtores de petróleo, caso ocorra algum acidente ambiental. Outro objetivo do treinamento, acompanhado pelo Ibama, é o de identificar a possibilidade de aprimoramento dos procedimentos de segurança da Petrobras e de utras empresas petrolíferas que atuam na Bacia de Campos.
"Participamos de um exercício simulado de ações de contingência que prepara equipes para controlar vazamentos de petróleo no mar, de forma a evitar que, no caso de um desastre ambiental com petróleo, o material seja contido e assim evitar maiores danos às praias, e aos nossos recursos naturais, como a região de lagunas e a foz dos canais e mangue. Tanto a Defesa Civil como a Secretaria de Meio Ambiente verificou que a empresa investe e tem um efetivo bastante preparado para atuar no caso de desastre ecológico. Eles são capacitados para em pouco tempo ter a percepção da área afetada e montar rapidamente um plano de contingência e controlar acidentes dessa natureza", informa o capitão Pessanha.
O secretário de Ambiente e Defesa Civil, Humberto Nobre, ressalta que o treinamento faz parte das exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no ato da concessão da LO (Licença de Operação da Atividade de Perfuração Marítima).
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















