Notícia no detalhe
Dia do profissional que contribui para o bem estar da população
O dia 16 de maio (segunda-feira) é a data em que se comemora o Dia do Gari, profissional que tem um papel fundamental para o bem estar da população, porque impede que o lixo se acumule nas ruas e nos bueiros, evitando as enchentes, proliferação de bichos e doenças diversas. A Superintendência Municipal de Limpeza Publica, junto com a Concessionária Vital Engenharia, é responsável pela manutenção da limpeza de município.
Para a realização desse trabalho, o órgão conta com aproximadamente 650 garis, atuando em todo o município, na área central e nos distritos e localidades. Essa mesma equipe também realiza, uma vez por mês, serviços de varrição, desobstrução de bueiros, lavagem de calçadões, remoção de inertes, entre outras ações.
Desde o fechamento do lixão, na Codin, cerca de 150 pessoas foram contratadas e outras 60 aproveitadas pelas Cooperativas Reciclar, localizada no Parque Eldorado, e na Cooperativa do Parque Aldeia. A maior massa desses funcionários é de mulheres.
De acordo com o Superintendente de Limpeza Publica, Carlos Morales, o trabalho que o coletor realiza é de extrema importância, uma vez que contribui para o asseio das ruas, o combate às pragas urbanas que aumentariam sem a coleta dos resíduos, além da manutenção do meio ambiente.
- Todo trabalhador, independentemente do serviço que executa, merece ser respeitado como pessoa e como profissional, visto que fazemos parte de um sistema no qual dependemos uns dos outros de forma direta ou indireta para a sobrevivência neste mundo hostil e os garis estão incluídos neste contexto – disse Carlos Morales.
Ele acrescenta que a Superintendente de Limpeza Publica, junto a Concessionaria Vital Engenharia, proporcionou a possibilidade de melhorar a qualidade de vida a centenas de outros ex-catadores de lixo, oferecendo-lhes um emprego digno, seguro e de extrema importância e qualificação.
- É importante lembrar que a população precisa se conscientizar e colaborar para manter a cidade limpa e cuidar do meio ambiente. Cidade limpa é aquela que menos se suja - disse o superintendente.
Dignidade - Célia da Cunha Nogueira da Silva, de 40 anos, mãe de 4 filhos, trabalhou durante 17 anos no lixão do bairro da Codim. “Eu estou há 4 anos trabalhando de carteira assinada pela Empresa Vital Engenharia e adoro meu trabalho, desempenho com prazer e alegria, sou muito feliz e agradecida pela oportunidade que a Vital ofereceu aos antigos catadores. Criei meus quatros filho com esse trabalho, ganhei dignidade, tenho minha casa própria no Conjunto Habitacional Morar Feliz, no bairro Novo Eldorado, estou feliz – afirma Célia.
- Trabalho de carteira assina com todos os benefícios que o funcionário tem direito. Sempre existe preconceito de algumas pessoas que olham para nós com ar de superioridade, mas eu dou o meu melhor durante meu trabalho e prova disso e que estou empregada há 9 anos – afirmou a gari Aline Barbosa Campos, de 35 anos, moradora do distrito de Travessão.
Origem - O nome “gari”, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, o empresário francês Aleixo Gary. Ele assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18