Notícia no detalhe
Dia do profissional que contribui para o bem estar da população
O dia 16 de maio (segunda-feira) é a data em que se comemora o Dia do Gari, profissional que tem um papel fundamental para o bem estar da população, porque impede que o lixo se acumule nas ruas e nos bueiros, evitando as enchentes, proliferação de bichos e doenças diversas. A Superintendência Municipal de Limpeza Publica, junto com a Concessionária Vital Engenharia, é responsável pela manutenção da limpeza de município.
Para a realização desse trabalho, o órgão conta com aproximadamente 650 garis, atuando em todo o município, na área central e nos distritos e localidades. Essa mesma equipe também realiza, uma vez por mês, serviços de varrição, desobstrução de bueiros, lavagem de calçadões, remoção de inertes, entre outras ações.
Desde o fechamento do lixão, na Codin, cerca de 150 pessoas foram contratadas e outras 60 aproveitadas pelas Cooperativas Reciclar, localizada no Parque Eldorado, e na Cooperativa do Parque Aldeia. A maior massa desses funcionários é de mulheres.
De acordo com o Superintendente de Limpeza Publica, Carlos Morales, o trabalho que o coletor realiza é de extrema importância, uma vez que contribui para o asseio das ruas, o combate às pragas urbanas que aumentariam sem a coleta dos resíduos, além da manutenção do meio ambiente.
- Todo trabalhador, independentemente do serviço que executa, merece ser respeitado como pessoa e como profissional, visto que fazemos parte de um sistema no qual dependemos uns dos outros de forma direta ou indireta para a sobrevivência neste mundo hostil e os garis estão incluídos neste contexto – disse Carlos Morales.
Ele acrescenta que a Superintendente de Limpeza Publica, junto a Concessionaria Vital Engenharia, proporcionou a possibilidade de melhorar a qualidade de vida a centenas de outros ex-catadores de lixo, oferecendo-lhes um emprego digno, seguro e de extrema importância e qualificação.
- É importante lembrar que a população precisa se conscientizar e colaborar para manter a cidade limpa e cuidar do meio ambiente. Cidade limpa é aquela que menos se suja - disse o superintendente.
Dignidade - Célia da Cunha Nogueira da Silva, de 40 anos, mãe de 4 filhos, trabalhou durante 17 anos no lixão do bairro da Codim. “Eu estou há 4 anos trabalhando de carteira assinada pela Empresa Vital Engenharia e adoro meu trabalho, desempenho com prazer e alegria, sou muito feliz e agradecida pela oportunidade que a Vital ofereceu aos antigos catadores. Criei meus quatros filho com esse trabalho, ganhei dignidade, tenho minha casa própria no Conjunto Habitacional Morar Feliz, no bairro Novo Eldorado, estou feliz – afirma Célia.
- Trabalho de carteira assina com todos os benefícios que o funcionário tem direito. Sempre existe preconceito de algumas pessoas que olham para nós com ar de superioridade, mas eu dou o meu melhor durante meu trabalho e prova disso e que estou empregada há 9 anos – afirmou a gari Aline Barbosa Campos, de 35 anos, moradora do distrito de Travessão.
Origem - O nome “gari”, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, o empresário francês Aleixo Gary. Ele assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda