Notícia no detalhe
Oficinas de Artesanato e Dreadlocks nos 128 Anos de Abolição
A Oficina de Artesanato de Fibra de Bananeira, visando à inclusão produtiva, e a Oficina de Estética Dreadlocks (Pretas por Pretas), do núcleo de Cultura Afro de Campos, foram realizadas nesta quinta-feira (12), no Museu Histórico de Campos. As oficinas fazem parte da programação da Superintendência de Igualdade Racial em comemoração aos 128 anos de Abolição da Escravatura.
No local, os participantes aprenderam, por exemplo, como utilizar materiais descartáveis, com a fibra de bananeira, que foi transformada em bijuteria.
- Hoje eu ensinei a eles como preparar colares modernos utilizando rolo de papel alumínio e as fibras. Nada se perde para quem sabe utilizar a criativa e tiver iniciativa - disse a instrutora de arte da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Conceição Fernandes.
A aluna Valéria Barros estava animada para começar a oficina. Ela faz parte de um grupo de mulheres do Assentamento Zumbi dos Palmares, que também confecciona trabalhos artesanais, mas não sabia como utilizar a fibra de bananeira, que tem bastante no local.
- Fiquei feliz em participar da oficina. Sou uma apoiadora do coletivo de mulheres Regina Pinho, do Assentamento Zumbi e levar esta nova ideia para lá vai ser ótimo - destacou a aluna.
A oficina Dreadlocks foi comandada pela gerente de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Rita Souto. Ela explicou sobre os penteados.
- É importante se aceitar da forma que você é, sem mudar seu estilo por ninguém, buscando a autoestima, a identidade do seu cabelo. Devemos assumir nosso estilo”, disse.
A estudante Júlia Machado, de 13 anos, participou da oficina e aceitou fazer um penteado moderno no cabelo. “Adorei o novo estilo, estou moderna, ficou show”, afirmou a jovem.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
0205 09h112ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18