Notícia no detalhe
Guarda Mirim contribui para a formação dos adolescentes
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), através do programa Guarda Mirim, vem contribuindo com a formação dos adolescentes desde 1997, em Campos, com objetivo de ampliar o universo informacional, social, cultural e esportivo do adolescente, por meio de atividades, como noções de cidadania, ética e moral.
Atualmente, cerca de 120 adolescentes fazem parte da Guarda Mirim. São meninos e meninas com idade entre 15 anos incompletos e com a escolaridade a partir do 8º ano. Durante o programa, eles aprendem disciplinas, como ordem unida, educação física, instruções básicas militares e cidadania, ética e moral, na formação social e física dos adolescentes e meio Ambiente.
- São disciplinas que ajudam na formação deles dentro da Guarda Mirim, como por exemplo, a ordem unida. Eles aprendem a cumprir e a mandar, aprendem noções de trânsito, cidadania, ética e moral, na formação, no comportamento social e na convivência na sociedade em um conjunto de princípios. Tudo isso para a formação de cada um na Guarda Mirim - disse o coordenador do Programa da Guarda Mirim, Airton Évio de Souza.
Hoje os Guardas Mirins atuam na Cidade da Criança Zilda Arns, orientando as crianças e ajudando os visitantes. Eles atuam também na FMIJ e podendo ainda, atuar em secretarias municipais. “Quando chega à programação da Semana do Trânsito, os guardas mirins participam com a Guarda Civil Municipal (GCM, com ação de conscientização de motoristas e pedestres, para tomar mais conhecimento na prática e vivenciando a cidadania e o respeito às leis de trânsito”, disse Airton Évio.
Para acompanhar mais de perto os jovens, a FMIJ tem equipe técnica e pedagógica, formada por assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, que fazem a supervisão e solicitam a declaração escolar e o boletim dos jovens incluído no programa.
O coordenador relata que o programa motiva os jovens a buscar a melhoria de vida, através das atividades realizadas.
- Comprovamos que depois que saem do programa, eles prestam concursos públicos, entrando para o Exército. Temos um grande exemplo de um ex-aluno, que hoje é professor de música. Cerca de 4 mil adolescentes já participaram do programa - informa o coordenador do projeto.
O ex-guarda mirim, Iran Seixas Santarém Júnior, é professor de música projeto. “Gosto sempre de frisar que a Guarda Mirim é a prova de que o sistema funciona na vida de cada um. Sou ex-aluno e o programa foi essencial em meu crescimento musical e pessoal”, destacou.
Para a guarda mirim, Mayara Monteiro Ribeiro, 17 anos, o programa mudou seu comportamento em relação a tudo na sua vida.
– Amo fazer parte da Guarda Mirim, o programa me fez ter mais responsabilidade, ter mais educação, respeito ao próximo, me levou a muitas reflexões nas formas de agir e pensar e, sobretudo no meu comportamento. Mudou muito em relação aos amigos, professores e também com minha família e meus amigos - afirma Mayara.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















