Notícia no detalhe
Projeto Trapo implantado pela Secretaria de Trabalho e Renda
A prefeitura vai qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, através do Projeto Trapo, apresentado ao Prefeito Nelson Nahim e à primeira dama Nélia Nahim, durante visita à Secretaria de Trabalho e Renda, essa semana. O projeto piloto será implantado no prédio da secretaria, na antiga Big 13 Jeans.
O trapo será confeccionado com a utilização de sobras de retalhos de algodão, doados por malharias. Ele é utilizado em oficinas mecânicas, postos de combustíveis e prestadoras de serviços da Petrobras, na limpeza de graxa e óleo.
Mais de 200 mulheres estão inscritas no projeto. Inicialmente serão chamadas 50, que vão aprender a confeccionar o produto. O treinamento, que será feito pela Secretaria de Trabalho e Renda, terá três meses de duração. Também serão ministradas palestras pelo Sebrae sobre cooperativismo.
- A proposta é implantar núcleos do projeto em 21 bairros e distritos, em parceria com instituições, como a Associação de Proteção ao Excepcional (Apae) - informa o prefeito Nelson Nahim.
Segundo a secretária Cecília Ribeiro Gomes, o trapo é altamente sustentável. “Além de não causar danos ao meio ambiente, ele vira economia solidária para comunidades carentes”, ressalta. “O trapo é melhor que a estopa, que solta farelo”, completa a diretora do departamento de Projetos, Convênios e Cooperativas, Giselda Leão.
- Inicialmente as mulheres vão aprender a confeccionar o produto. Depois, elas vão começar a produzir, comercializar o produto e gerar renda. Já mantivemos contato com 39 plataformas que consomem trapo e estão interessadas na compra do produto. Com isso, estas mulheres, que têm dificuldade de inserção no mercado de trabalho, devido à baixa escolaridade, se tornarão empreendedoras, através da criação da Cooperativa de Trapos - enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda