Notícia no detalhe
Festival de Capoeira das Escolas neste sábado
Com apoio da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), Fundação Jornalista Osvaldo Lima e Fundação Municipal da Infância e da Juventude, a Associação de Cultura Brasileira da Arte Capoeira, conhecido como Caymã, realiza nesta sábado (18), o II Festival de Capoeira das Escolas. A partir das 13h, estudantes que praticam capoeira poderão se inscrever no Colégio Estadual Constantino Fernandes, no Jóquei Clube, onde, pelo segundo ano consecutivo, acontece o festival.
Segundo o professor de capoeira, Gilberto Coutinho, o “Totinho”, além de capoeira, quem for ao local poderá assistir às apresentações do rapper DZ, de grupos de capoeira Caymã de outros estados, além da peça “Boi lambeu e seus alegres brincantes” com o grupo de teatro “Gente de Teatro”. A expectativa é para que cerca de 800 pessoas passem pelo colégio.
- Teremos ainda muitas brincadeiras e animação. O nosso objetivo é mostrar que a capoeira é mais do que um esporte, mais do que uma luta. A capoeira pode servir de meio de comunicação, integração e socialização que tem resistido ao longo do tempo. Primeiro, resistiu à escravidão, depois às guerras, preconceitos e hoje resiste à discriminação - destacou Totinho.
Festival - Para participar do II Festival de Capoeira das Escolas, o capoeirista deve estar matriculado e frequentando regularmente uma unidade de ensino. Para se inscrever, ele deve apresentar carteira da escola, estar uniformizado e, preferencialmente, acompanhado de um representante da escola. “As inscrições estarão sendo feitas na hora e todos os participantes serão premiados com medalhas, além de um troféu para cada unidade de ensino que estiver presente através do capoeirista”, acrescentou Totinho.
Presente em 18 estados brasileiros e 10 países, Caymã estará presente no festival com capoeiristas de São Paulo, Salvador, Curitiba, Cordeiro e Joinville. Além deles, crianças e jovens de projetos sociais estarão participando, como os assistidos da FMIJ e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda