Notícia no detalhe
Senacom e ANS criam informativo sobre seguro e saúde
A superintendente do Procon-Campos, Rosangela Tavares, informa que a Secretaria Nacional do Consumidor) e a ANS (Agência Nacional de Saúde (Senacom) criaram um informativo eletrônico com informações sobre os serviços prestados pelas operadoras.
Resultado de um trabalho conjunto da Senacon-MJ com a ANS, o Boletim Consumo e Planos de Saúde é um informativo eletrônico que objetiva ampliar a disseminação de informações relevantes para os consumidores dos serviços de planos de saúde e contribuir para que toda a sociedade tenha maior acesso ao conhecimento sobre direitos e deveres do contratante destes serviços.
O Boletim Consumo e Planos de Saúde também cumpre um papel importante, ao possibilitar aos profissionais dos órgãos de defesa do consumidor, informações atuais sobre regras do setor de planos de saúde que apoiarão as atividades de atendimento, orientação e proteção dos beneficiários. Os boletins também estão disponíveis em: http://www.ans.gov.br/sala-de-imprensa/boletim-consumo-e-planos-de-saude .
Veja algumas informações que podem ser encontradas no site:
ANO: 2016
Edição nª 02/2016 - Manutenção de Planos de Saúde para Aposentados e Demitidos. A Lei 9.656/98 e as posteriores regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar garantem ao beneficiário de plano coletivo empresarial, o direito de manutenção do plano de saúde nos casos de demissão/exoneração sem justa causa ou de aposentadoria.
O plano de saúde coletivo empresarial é aquele contratado pela empresa para seus empregados. Para ter direito à permanência no plano de saúde após a aposentadoria ou demissão/exoneração sem justa causa, é necessário cumprir algumas condições apresentadas no Boletim Consumo e Planos de Saúde nº 2.
Edição nº 01/2016 - RN da transparência: Operadoras de Planos de Saúde são obrigadas a criar área exclusiva para os contratantes em seus portais na Internet.
A ANS determinou que todas as operadoras de planos de saúde devem ter, a partir de 2016, áreas específicas em seus portais na internet, com informações individualizadas para os consumidores de plano de saúde individual/familiar, antigo ou regulamentado, empresarial e coletivo por adesão, bem como para as pessoas jurídicas contratantes de planos coletivos.
A medida foi determinada pela Resolução Normativa 389/2015, com o objetivo de ampliar a transparência da informação e garantir ao beneficiário de planos de saúde, dados relevantes que possibilitem acompanhar a utilização de procedimentos feitos ao longo de sua permanência na operadora.
Já as pessoas jurídicas contratantes poderão saber, com pelo menos 30 dias de antecedência, a fórmula do reajuste da mensalidade do plano.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda