Notícia no detalhe
Campos no Combate ao Abuso e Exploração Infanto-Juvenil
Entre os dias 16 e 20 de maio deste ano, a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), através do Programa Fortale-SER, estará realizando a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Infanto-Juvenil. Várias ações marcarão a semana, como caminhadas, panfletagens, adesivagens e seminário. Uma vasta programação contará com apoio dos cinco Conselhos Tutelares, dos três Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), dentre outros.
Na semana, o dia 18 de maio marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em homenagem a menina Araceli, de oito anos, vítima de estupro e depois assassinada por jovens de classe média em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Segundo a coordenadora do Fortele-SER, Valéria Peçanha, o programa atende hoje 139 crianças e adolescentes que foram vítimas de violência sexual e encaminhadas pelos Creas e pelos órgãos judiciais.
- O programa vem contribuindo para reestruturar a minimizar as consequências da violência e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. O trabalho é desenvolvido através da integração das vítimas à sociedade e do fortalecimento delas e familiares -, comentou a coordenadora, pedindo que as pessoas devem, cada vez mais, denunciar casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes através dos números 100 e 181. As denúncias também podem ser efetuadas através dos contatos dos Creas (Creas 1 – (22)2733-2992; Creas 2 – (22) 99771-4696 e Creas 3 – 08002821413).
Valéria lembrou que, no dia 20, acontece o IV Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara de Vereadores, a partir das 12h. As inscrições já podem ser encaminhadas para o e-mail seminariopedofilia@yahoo.com. Lá, os interessados devem informar nome, profissão, instituição e telefone de contato.
Veja aqui a programação completa:
Últimas Notícias adicionadas
- 16/09/2025 11:14:37 “Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
- 16/09/2025 11:08:40 Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
- 16/09/2025 09:34:45 Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
- 16/09/2025 09:15:00 GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
- 16/09/2025 08:45:17 Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
“Social + Perto”: Serviços ofertados nesta quarta também em parceria público-privada
1609 11h08Projeto do Mais Ciência na Escola preserva memórias e tradição quilombola
1609 09h34Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
1609 09h15GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
1609 08h45Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles