Notícia no detalhe
Unidade móvel do Hemocentro coletou sangue na prefeitura
O ônibus do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado esteve durante toda a quarta-feira (15) estacionado no pátio interno do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (Cesec), sede da prefeitura, realizando a coleta de sangue dos funcionários e visitantes dispostos a fazer doação. Houve boa procura de voluntários no horário de atendimento, mas a média final de captação de bolsas de sangue ficou em cerca de 20, após o descarte de muitos doadores que, após todos os exames feitos, não preencheram as condições ideais de saúde para efetivar a doação.
A preocupação com o deficit de bolsas de sangue é constante por parte do Hemocentro e se intensifica com a proximidade do verão, quando a demanda aumenta não só no município, como em toda a região. O ideal hoje seria a captação de 100 bolsas/dia, número que não passa nem perto do que é realmente obtido, segundo a responsável pela unidade móvel, Gabriela Carvalho Guedes.
- Nosso trabalho é fazer a coleta itinerante na cidade e em outros municípios, porque todos recebem o sangue que nós captamos. Por isso, essa semana já estivemos em Quissamã, onde conseguimos 36 bolsas e vamos a Aperibé, São João da Barra e Macaé. Já, aqui em Campos, vamos estar na praça do Liceu, em frente à Emut, no próximo dia 22 e estamos contando com a população para aumentarmos o nosso estoque de sangue - afirmou a médica, explicando que o caminhão do Hemocentro sempre fica na Praça São Salvador, no Centro.
A equipe da unidade móvel é composta de quatro técnicos de enfermagem, um médico, um auxiliar de cadastro, dois motoristas e um auxiliar geral. A máquina instalada no ônibus é programada para a retirada de 450ml por pessoa dentro de um período máximo de 15 minutos. Mas, de modo geral, a doação costuma ser mais rápida. Para doar a pessoa não precisa estar em jejum completo como antigamente. Antes da doação, ela recebe um lanche e depois também, justamente para prevenir mal estar como alteração de pressão.
Ação de amor - Entre os doadores do Cesec, estava o servidor Marcos André Hauaji Leal, da secretaria de Controle e Orçamento, um dos mais motivados a fazer a doação. Enquanto passava pela pré-triagem e a triagem e aguardava o resultado dos exames iniciais, ele disse que há bastante tempo fez uma doação e queria repetir pelo simples fato de saber a importância que isso representa na hora de uma emergência médica para alguém que pode ter sua vida salva.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/05/2025 16:57:04 Prefeito lança ordem de serviço para prédio de dois pavimentos para escola no Turfe
- 22/05/2025 16:13:30 IMTT define nova programação de ônibus para a região Norte, com tarifa de R$ 3,50
- 22/05/2025 16:01:37 12ª Bienal do Livro: Pista do Cepop começa a receber estrutura do evento
- 22/05/2025 15:07:01 Teatro Trianon receberá “6° Circuito Cultural de Dança” de sexta a domingo
- 22/05/2025 14:44:06 Campos sediará etapas do Campeonato Estadual e Brasileiro de Motocross em junho
Prefeito lança ordem de serviço para prédio de dois pavimentos para escola no Turfe
2205 16h13IMTT define nova programação de ônibus para a região Norte, com tarifa de R$ 3,50
2205 16h0112ª Bienal do Livro: Pista do Cepop começa a receber estrutura do evento
2205 15h07Teatro Trianon receberá “6° Circuito Cultural de Dança” de sexta a domingo
2205 14h44Campos sediará etapas do Campeonato Estadual e Brasileiro de Motocross em junho
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
5Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional