Notícia no detalhe
Profesp melhora disciplina e concentração dos alunos participantes
No primeiro mês de atividades esportivas e de reforço escolar com 80 alunos de unidades municipais dentro do 56º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, no Programa Forças no Esporte (Profesp), os bons resultados já são registrados pela equipe de trabalho. O programa, que foi lançado no dia 7 de março, atende meninos entre 9 e 11 anos, resultado de uma parceria entre o batalhão, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), além de outros órgãos municipais e parcerias com instituições privadas.
Em geral, são crianças de áreas de vulnerabilidade social e com registros frequentes de indisciplina na escola e no ambiente familiar. Segundo a diretora do Ciep Municipalizado Maestro Villa-Lobos, do Parque São José, Rita de Cássia Abreu Brandão, os 30 alunos da unidade que integram o programa melhoraram muito o comportamento e a concentração durante as atividades escolares.
- Eles agora têm um objetivo: continuar no programa. Posso garantir que nossos alunos melhoraram 100% tanto na escola como em casa. Além disso, está havendo maior aproximação da família no dia a dia das crianças. As mães, que antes, na maioria das vezes, nem vinham à unidade, agora estão sempre presentes, trazendo esse aluno. Estou muito feliz e minha expectativa é a melhor possível, com o programa ampliado para outras unidades da rede no próximo ano - diz.
O professor de Educação Física da Smece, Maurício Lemos, que conduz o treinamento físico desses meninos no 56º BI, revela que os objetivos do programa estão sendo alcançados diariamente. “A resposta desses alunos está sendo muito positiva, com uma maior integração entre eles e boa adaptação à rotina das atividades”, relata.
Entre as atividades esportivas, segundo Maurício, estão a psicomotricidade com ativação da coordenação motora, corrida na pista de atletismo, futebol, abdominal e flexão de braços e arremesso de peso. Os alunos também participam de aulas de higiene bucal e reforço de Matemática e Português. Eles recebem o transporte de ida e volta ao quartel e alimentação.
Também são contemplados pelo Profesp os alunos do Ciep Municipalizado Professora Carmem Carneiro, no Eldorado, e casas de acolhimentos ligadas à Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, no turno da manhã, das 7h45 às 11h45; e no turno da tarde, das 13h30 às 17h30.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado