Notícia no detalhe
Profesp melhora disciplina e concentração dos alunos participantes
No primeiro mês de atividades esportivas e de reforço escolar com 80 alunos de unidades municipais dentro do 56º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, no Programa Forças no Esporte (Profesp), os bons resultados já são registrados pela equipe de trabalho. O programa, que foi lançado no dia 7 de março, atende meninos entre 9 e 11 anos, resultado de uma parceria entre o batalhão, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), além de outros órgãos municipais e parcerias com instituições privadas.
Em geral, são crianças de áreas de vulnerabilidade social e com registros frequentes de indisciplina na escola e no ambiente familiar. Segundo a diretora do Ciep Municipalizado Maestro Villa-Lobos, do Parque São José, Rita de Cássia Abreu Brandão, os 30 alunos da unidade que integram o programa melhoraram muito o comportamento e a concentração durante as atividades escolares.
- Eles agora têm um objetivo: continuar no programa. Posso garantir que nossos alunos melhoraram 100% tanto na escola como em casa. Além disso, está havendo maior aproximação da família no dia a dia das crianças. As mães, que antes, na maioria das vezes, nem vinham à unidade, agora estão sempre presentes, trazendo esse aluno. Estou muito feliz e minha expectativa é a melhor possível, com o programa ampliado para outras unidades da rede no próximo ano - diz.
O professor de Educação Física da Smece, Maurício Lemos, que conduz o treinamento físico desses meninos no 56º BI, revela que os objetivos do programa estão sendo alcançados diariamente. “A resposta desses alunos está sendo muito positiva, com uma maior integração entre eles e boa adaptação à rotina das atividades”, relata.
Entre as atividades esportivas, segundo Maurício, estão a psicomotricidade com ativação da coordenação motora, corrida na pista de atletismo, futebol, abdominal e flexão de braços e arremesso de peso. Os alunos também participam de aulas de higiene bucal e reforço de Matemática e Português. Eles recebem o transporte de ida e volta ao quartel e alimentação.
Também são contemplados pelo Profesp os alunos do Ciep Municipalizado Professora Carmem Carneiro, no Eldorado, e casas de acolhimentos ligadas à Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, no turno da manhã, das 7h45 às 11h45; e no turno da tarde, das 13h30 às 17h30.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda