Notícia no detalhe
Campos aprova adesão ao SAMU na CIB e COSEMS
A Secretaria de Saúde de Campos conseguiu aprovar a adesão do município ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em caráter tripartite, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Com isso, o município será a primeira cidade da região Norte Fluminense a fechar o projeto da Rede Municipal de Atenção à Urgência e Emergência, para a qual será polo regional.
A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Geraldo Venancio, durante entrevista coletiva concedida à imprensa nesta sexta-feira (15), na Fundação Municipal de Saúde. A adesão aconteceu nesta quinta-feira (14) durante as assembleias da CIB e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), das quais ele participou.
- A adesão ao SAMU era a única exigência para que a Rede Municipal de Atenção à Urgência e Emergência fosse implantada. Agora, o processo seguirá imediatamente para Brasília para publicação de portaria. A partir da publicação, começaremos a receber os recursos do Ministério da Saúde (Governo Federal), que serão usados prioritariamente na implementação de novos leitos hospitalares - explicou o secretário.
A expectativa é de que a Rede seja implantada nos próximos meses. O programa Emergência em Casa que conta apenas com recursos municipais, será integrado ao SAMU. A implantação da Rede vai proporcionar o aumento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Campos e região, seguindo o que já tem sido feito nos últimos anos.
Desde 2009, o número de diárias autorizadas pela Central de Regulação Municipal aumentou, ajudando a reduzir o número de óbitos. Ao todo, o município dispõe de 1.402 leitos, incluindo os de UTI, de especialidades, clínicos e cirúrgicos. Em 2008, havia apenas 81 leitos de UTI em Campos e hoje são 143.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















