Notícia no detalhe
Campanha de Vacinação Contra Gripe antecipada para dia 25 de abril
A vacinação contra a gripe no Estado do Rio de Janeiro foi antecipada para o dia 25 de abril, quando acontecerá o Dia de Mobilização (Dia D), e seguirá até 20 de maio. A previsão é que a Secretaria Estadual de Saúde envie as doses para Campos até o dia 19 de abril. A medida tem caráter preventivo, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, que concedeu entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (15). A expectativa é imunizar cerca de 100 mil pessoas no município.
Os grupos populacionais prioritários para a Campanha são gestantes, crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos, profissionais de saúde, puérperas até 42 dias pós-parto, população privada de liberdade, indígenas e pacientes com doenças crônicas. "O diferencial em Campos é que fazemos a vacinação itinerante. Além de imunizarmos nos presídios, também vamos aos hospitais da cidade, antecipando a imunização dos profissionais de saúde", disse o secretário.
Além disso, a Direção de Vigilância em Saúde está convocando as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, e que não receberam a vacina antigripal no ano passado, para comparecerem à Secretaria de Saúde neste mês de abril. As doses da vacina versão 2015 ainda estão disponíveis para que essas pessoas possam atualizar o cartão de vacinação e evitar um surto de gripe influenza no município.
O secretário de Saúde que, ao fazerem esta vacina, não significa que não terão que tomar a nova vacina da campanha de 2016, a partir de 25 de abril, quando terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza deste ano. "Quem recebeu a vacina da gripe no ano passado não precisa fazer de novo agora, somente quando lançarmos a nova campanha", destacou.
Casos - Em 2015, foram registrados 10 casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave, em que houve coleta de amostras para identificação viral. Desse total, 2 casos foram positivos para o H1N1. Este ano, a circulação do vírus H1N1 foi confirmada em Campos nesta sexta-feira, após o resultado do exame de uma mulher, falecida na semana passada, ter dado positivo para o vírus, conforme laudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- A comprovação da circulação do vírus reforça a necessidade de manter as ações de prevenção, como, por exemplo, lavar sempre as mãos, evitar coçar os olhos, etc. Após o fim do período da Campanha Nacional de Vacinação, vamos liberar as doses para toda a população em geral - afirmou Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda