Notícia no detalhe
Equipe de Saúde Bucal da Prefeitura faz curso de qualificação na Câmara de Vereadores
Os odontólogos servidores da rede municipal de Saúde de Campos que trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e escolas municipais, participaram nesta sexta-feira (08) de um curso de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), oferecido pela Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), da Câmara de Vereadores de Campos. Realizado na sede do legislativo e aberto pelo presidente da Câmara, Edson Batista, além da diretora da Emugle, Claudia Oliveira, o curso, destinado a cirurgiões dentistas, foi ministrado pelo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Antônio Fernando Monnerat.
Monnerat comentou que o dentista tem de pensar na odontologia que ele está praticando. “O dentista tem de ser pró-ativo, tem de ter disposição. O TRA é para impactar, pode ser a resposta para essas questões. O TRA é uma odontologia viável, para pacientes especiais, pessoas acamadas, com qualquer doença imunológica grave, pessoas com deficiência intelectual. O TRA também pode ser feito para crianças na escola. A técnica deve ser feita num local determinado, iluminado e de preferência fechado, que pode ser numa sala de aula, por exemplo, utilizando uma carteira escolar. O TRA é uma técnica simples, que começou a ser utilizada na cidade de Curitiba e que está sendo ampliada no Brasil. Trata-se de uma técnica revolucionária, inovadora, que não usa anestesia, reduz a ansiedade e melhora a recepção educativa. As revisões também são mais rápidas – explicou o professor Antônio Fernando Monnerat.
O assessor chefe do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Campos, Márcio Breno, informou que o TRA é uma nova ferramenta que está sendo inserida na odontologia pública municipal. “Já existe na Secretaria de Saúde o programa Dentinho Saudável, que já faz esta parte de educar o educador. Pretendemos inserir esta técnica junto às UBSF e às escolas, com a simplificação da técnica de TRA, numa parceria logística com a Secretaria Municipal de Educação”, anunciou Márcio Breno.
A odontopediatra Maria Lúcia Petrucci, funcionária pública há 35 anos e presidente da Associação Brasileira de Odontologia Regional Campos dos Goytacazes (ABO/Campos), que representa a classe, considera o TRA uma técnica promissora, porque é trabalhada no serviço público. “Pretendemos desenvolver este projeto dentro da Prefeitura de Campos. A partir da aula prática, será feita a parte laboratorial para um grupo menor e um trabalho de campo em escola pública”, informou Maria Lúcia.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















