Notícia no detalhe
Consumo na terceira idade é tema de palestra no Mês do Idoso
O consumo na terceira idade foi o tema da palestra apresentada na manhã desta quarta-feira (15), pela secretária de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), Rosangela Tavares, e pelo diretor de Educação e Pesquisa, Paulo Martins, no auditório da Santa Casa de Misericórdia. A palestra fez parte das comemorações dos 20 anos do Código de Defesa do Consumidor e da programação “Viva sua Melhor Idade”, elaborada pela prefeitura, em comemoração ao Mês do Idoso.
A secretária destacou os direitos do idoso, como o atendimento preferencial no comércio, bancos, órgãos públicos e no comércio em geral. Na área de saúde, eles têm prioridade de atendimento no Sistema Único de Saúde (Sus), atendimento domiciliar e fornecimento gratuito de medicamentos, especialmente, os de uso contínuo. Ela lembra ainda, que os idosos internados têm direito a acompanhante em tempo integral.
As pessoas com mais de 65 anos que não possuem meio de subsistência, nem sua família, têm direito a receber o benefício de um salário mínimo mensal. Para saber como ter acesso ao benefício, os idosos devem comparecer a uma agência da Previdência Social, a um Centro de Referência da Assistência Social ou à secretaria municipal de Justiça e Assistência Judiciária, na Avenida Alberto Torres, 371, 1º andar, 27230401.
Transporte – Os idosos têm direito à gratuidade nos transportes coletivos municipal e intermunicipal. No caso do transporte interestadual, o idoso com renda até dois salários mínimos tem direito a duas vagas gratuitas por veículos e 50% de desconto, quando as duas vagas já estiverem ocupadas. A secretária ressalta, ainda, que os idosos têm direito ao exercício profissional.
- O idoso tem o dever de conhecer os seus direitos para reivindicá-los – ressalta a secretária, que orientou os idosos a evitar endividamentos e fugir do chamado “crédito fácil” e deu uma dica para que eles aprendam a usar a Internet para se manterem informados sobre vários assuntos de seu interesse e lembrou que a prefeitura oferece cursos gratuitos.
Cursos para idosos:
Os idosos interessados em realizar cursos profissionalizantes, gratuitamente, podem se inscrever para o curso básico de Internet, do Programa de Inclusão Digital para a Terceira Idade, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac).
As inscrições estão abertas na secretaria de Trabalho e Renda, na Avenida 28 de Março, 533, antiga Big 13, das 9h às 16h. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, no Centro de Inclusão Digital (Cid), do Centro de Educação Ambiental, na Avenida José Carlos Pereira Pinto, 300, Estrada do Calabouço, próximo ao Hospital Geral de Guarus, das 15h às 16h.
O diretor de Educação e Pesquisa do Procon, Paulo Martins, lembrou que os idosos devem sempre exigir a nota fiscal na compra de qualquer produto e a cópia dos contratos de serviços, para evitar problemas futuros. Ele alertou os idosos que têm plano de saúde que o reajuste do plano por faixa etária está proibido.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa