Notícia no detalhe
Curso de TRA para profissionais da odontologia: inscrições terminam nesta 5ª
Profissionais da odontologia de Campos e de outras cidades da região têm até esta quinta-feira (7) para se inscrever para o curso de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). O curso será ministrado pelo professor Antonio Fernando Monnerat, criador das técnicas de TRA.
Ele é mestre em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor na graduação e tem Atualização e Especialização em Dentística pela Uerj, onde também é coordenador do Projeto de Extensão em Tratamento Restaurador Atraumático (TRA).
A oportunidade é proporcionada pela parceria entre a Secretaria de Saúde de Campos e a Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), que promovem o curso em Campos, na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (8). Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde e na Emugle.
- O Curso em TRA é muito importante, principalmente para os profissionais que atuam nos postos de serviço de odontologia. As técnicas do Tratamento Restaurador Atraumático são indicadas nos procedimentos de profilaxia odontológica, principalmente nos consultórios odontológicos dotados de equipamentos básicos - disse o diretor do Departamento Odontólogo da Secretaria de Saúde, Ivan Machado.
Ele explicou que, na prática, a técnica do TRA dispensa o equipamento odontológico de maior complexidade. Por isso, o procedimento é facilmente praticado em locais onde o profissional necessita somente de instrumentos manuais para solucionar cada caso.
- Os procedimentos compreendem basicamente a remoção de tecido dentário cariado, através de instrumentos manuais e do preenchimento da cavidade, assim como selamento dos sulcos e fissuras adjacentes com um material adesivo, relativamente estético e que libera flúor - informa Ivan.
A Emugle funciona atrás da Câmara de Vereadores. O Departamento de Odontologia funciona na Secretaria de Saúde, na Rua Gil de Góes, esquina com a Rua Voluntários da Pátria.
O doutor em odontologia, do Departamento de Odontologia da Secretaria da Secretaria de Saúde, Márcio Gomes Bueno, também ressaltou as vantagens do TRA. “Trata-se de técnica democrática, que minimiza a dor, viabiliza a liberação de flúor pelo material restaurador, e é de fácil reparo e baixo custo, bem como terá mais versatilidade para os serviços em outros ambientes, como na odontologia hospitalar, home care, na odontogeriatria e nos pacientes especiais e pacientes com HIV positivo”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















