Notícia no detalhe
Curso de TRA para profissionais da odontologia: inscrições terminam nesta 5ª
Profissionais da odontologia de Campos e de outras cidades da região têm até esta quinta-feira (7) para se inscrever para o curso de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). O curso será ministrado pelo professor Antonio Fernando Monnerat, criador das técnicas de TRA.
Ele é mestre em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor na graduação e tem Atualização e Especialização em Dentística pela Uerj, onde também é coordenador do Projeto de Extensão em Tratamento Restaurador Atraumático (TRA).
A oportunidade é proporcionada pela parceria entre a Secretaria de Saúde de Campos e a Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), que promovem o curso em Campos, na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (8). Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde e na Emugle.
- O Curso em TRA é muito importante, principalmente para os profissionais que atuam nos postos de serviço de odontologia. As técnicas do Tratamento Restaurador Atraumático são indicadas nos procedimentos de profilaxia odontológica, principalmente nos consultórios odontológicos dotados de equipamentos básicos - disse o diretor do Departamento Odontólogo da Secretaria de Saúde, Ivan Machado.
Ele explicou que, na prática, a técnica do TRA dispensa o equipamento odontológico de maior complexidade. Por isso, o procedimento é facilmente praticado em locais onde o profissional necessita somente de instrumentos manuais para solucionar cada caso.
- Os procedimentos compreendem basicamente a remoção de tecido dentário cariado, através de instrumentos manuais e do preenchimento da cavidade, assim como selamento dos sulcos e fissuras adjacentes com um material adesivo, relativamente estético e que libera flúor - informa Ivan.
A Emugle funciona atrás da Câmara de Vereadores. O Departamento de Odontologia funciona na Secretaria de Saúde, na Rua Gil de Góes, esquina com a Rua Voluntários da Pátria.
O doutor em odontologia, do Departamento de Odontologia da Secretaria da Secretaria de Saúde, Márcio Gomes Bueno, também ressaltou as vantagens do TRA. “Trata-se de técnica democrática, que minimiza a dor, viabiliza a liberação de flúor pelo material restaurador, e é de fácil reparo e baixo custo, bem como terá mais versatilidade para os serviços em outros ambientes, como na odontologia hospitalar, home care, na odontogeriatria e nos pacientes especiais e pacientes com HIV positivo”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















