Notícia no detalhe
Projeto Escrever uma Ópera de Ciência apresentado no IFF de Guarus
Pela primeira vez, o projeto “Escrever uma Ópera de Ciência” (Write a Science Opera – Waso), antes realizado apenas nos países da União Europeia, está sendo desenvolvido em Campos, com professores da rede municipal de ensino. Buscando firmar parceria para que o método Waso seja estendido aos alunos municipais, os responsáveis pela capacitação vindos da Noruega, professora de drama Kirsti Aksnes e professor de Música Jonas Selàs Olsen, se reuniram na manhã desta quinta-feira (31), com o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel. Na parte da tarde aconteceu a apresentação da ópera, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Guarus.
A parceria envolve a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), o Clube de Astronomia Louis Cruls e o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), de Guarus, onde estão acontecendo as oficinas desde a terça-feira (29). A ópera, produzida nos dois dias de oficina, foi apresentada nesta quinta-feira (31) pelos participantes, marcando o encerramento da capacitação.
- Estamos fortalecendo a parceria, inclusive estudando a possibilidade de encaminhar professores da rede para um encontro na Noruega. Esta iniciativa lança a semente para que as escolas municipais possam participar do projeto construindo uma ópera de ciência com os nossos alunos. O Brasil é o primeiro país no mundo, fora da União Europeia, a receber esse projeto – declara o secretário.
Os professores noruegueses Kirsti e Jonas que realizaram as oficinas são da universidade Hogskolen Stord/ Haugesund, na Noruega, onde utilizam o métodoWaso com seus alunos. O projeto foi criado há cerca de 10 anos pelo norueguês Oded Bem-Horin, da mesma universidade e responsável pelo curso de doutorado, em que Kirsti e Jonas são doutorandos.
- A arte é muito importante na vida das pessoas, pois é capaz de fazer com que elas trabalhem melhor. Então, desenvolvemos o projeto para que seja possível aprender ciência com alegria, produzindo uma ópera de ciência – enfatiza Kirsti.
Na parceria, o Clube de astronomia, que intermediou a realização do projeto em Campos, vai atuar dando o suporte científico; os professores, conduzindo a parte do drama na ópera; e o IFFluminenense, suporte na parte musical, através do curso de licenciatura em Música.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















