Notícia no detalhe
Exposição temporária “Meu Bairro, Nossa História”
Foi aberta na manhã desta segunda-feira (28) a exposição temporária “Meu Bairro, Nossa História” promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A mostra conta a história dos distritos de Campos e a localização geográfica dos bairros. A exposição faz parte da programação elaborada pela FCJOL para as comemorações dos 181 anos da elevação da Vila de São Salvador a categoria de cidade de Campos. A exposição prossegue até o dia 15 de abril. A presidente da Fundação Cultural, Patrícia Cordeiro participou da abertura da exposição.
De acordo com a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, neste primeiro momento, foram levantados em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), cerca de 199 bairros e 15 distritos, sendo eles: Serrinha, Santo Amaro de Campos, Tocos, Goitacazers, Ibitioca, São Sebastião, Guarus, Mussurepe, Morangaba, Dores de Macabu, Travessão, Vila Nova de Campos, Morro do Coco, Santo Eduardo e Santa Maria de Campos.
- Este é o primeiro passo para o projeto de pesquisa sobre a história e memória dos bairros, sendo um trabalho de longo prazo – conclui a historiadora Graziela Escocard.
Missionários da Igreja Católica em Campos, o casal Diogo Rocha, 29 anos, morador do Rio Grande do Sul e sua esposa Polyana Rocha, 26 anos, récem-casados, visitaram o Museu e destacaram a importância do espaço para a divulgação da cultura da cidade. “O diferencial de Campos é a maneira das pessoas se organizarem. A questão dos bairros e a unidade familiar. Passei por capitais e a gente não vê o pertencimento. A cidade tem um potencial muito grande e as pessoas precisam conhecer. Campos tem uma riqueza histórica muito grande”, falou Diogo.
A faixa etária não influenciou na visitação: os alunos da Escola Dimensão e Espaço conheceram as exposições e receberam visita guiada especial, pelo instrutor Rossini Reis.
- Conhecer um pouco da nossa história desde pequeno. A escola prioriza a retratação de todos os fatos históricos e do cotidiano, conforme a idade do aluno. Estamos muito felizes de trazê-los para festejar esta data neste espaço tão importante – destacou a diretora Maria Inês Maciel.
O Museu Histórico, situado na Praça São Salvador, funciona de terça a sexta-feira, das 10h as 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 27285058.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda