Notícia no detalhe
Secretaria faz alerta nos 13 anos da tragédia ambiental de Cataguases
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, com apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) vai realizar na próxima terça-feira (29), a partir das 14h, um ato público lembrando os 13 anos da tragédia ambiental do rompimento da barragem de resíduos industriais Cataguases, em Minas Gerais. O ato será realizado no Museu Histórico de Campos e contará com apresentação de vídeos e mesa de debates.
O encontro tem como objetivo fazer um alerta sobre a necessidade de discutir sobre as ações necessárias, junto às para que novos acidentes desse tipo não aconteçam e nem comprometam mais o Rio Paraíba do Sul. Vão participar do encontro, representantes dos órgãos ambientais, representantes da sociedade civil e público interessado no tema.
De acordo com o secretario de Desenvolvimento Ambiental Jorge Rangel, muitas ações de proteção ao meio ambiente já foram realizadas no decorrer desses anos, mais o alerta e os cuidados, devem ser permanentes. “É importante alertar às indústrias para que tomem todas as providencias necessárias para que novos acidentes não ocorram”, afirma o secretário.
Crime ambiental - O acidente aconteceu há treze anos, onde uma barragem de rejeitos industriais se rompeu em Cataguases (MG), espalhando lignina, produto resultante da fabricação de celulose por 200 quilômetros do Rio Paraíba do Sul e impedindo a população fluminense de utilizar a água, que ficou negra com a contaminação. “Passados treze anos deste que foi um dos maiores acidentes ambientais do país, o Rio de Janeiro ainda está ameaçado por outras 12 barragens de rejeitos de Minas Gerais, que estão próximas a rios da bacia do Paraíba do Sul”, informa o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















