Notícia no detalhe
Uenf e Fiperj mostram potencial de Campos para piscicultura e aquicultura
O potencial de Campos para o agronegócio e as oportunidades de negócios nos ramos da piscicultura e aquicultura para o pequeno produtor rural e para o agricultor familiar foram os principais temas em debate durante o segundo seminário do ciclo, intitulado “Pós- Petróleo – Novos Horizontes de Desenvolvimento”, realizado nesta quinta-feira (17) na Câmara de Vereadores de Campos.
Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e técnicos da Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), do Sebrae, do programa Rio Rural e das Superintendências de Pesca e Aquicultura e de Agricultura e Pecuária de Campos apresentaram números otimistas para os produtores de espirito empreendedor.
Gestores do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e do Fiperj apresentaram as inúmeras linhas de crédito para incrementar a piscicultura, a aquicultura e outras atividades rentáveis no campo.
A abertura do seminário foi feita pelo presidente da Câmara, Edson Batista, que defende a aglutinação de forças da comunidade acadêmica, das instituições de pesquisas, e demais órgãos nas esferas dos governos municipal, estadual e federal, no sentido de promover o desenvolvimento dos setores da agropecuária e da piscicultura e aquicultura, já que são capazes de promover o desenvolvimento econômico e social, através da geração de emprego e renda.
Em seguida, Edson Batista passou a condução da mesa para os superintendentes Eduardo Crespo e Rodolfo Ribeiro, respectivamente de Agricultura e Pecuária e de Pesca e Aquicultura. "A pesca gera 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos em Campos, com atividades na água doce e na água salgada. Temos neste longo período de crise econômica, muita gente perdendo seus empregos no comércio e na construção civil e estão voltando para a pesca e outros buscando oportunidade neste setor e na agricultura, e serão muito bem-vindos", destacou Rodolfo Ribeiro.
Ele ressaltou que o esforço das instituições e dos governos, no sentido de incrementar a pesca, que é uma atividade geradora de alimentos, de empregos e renda, movimenta uma grande cadeia produtiva, envolvendo vários setores, como os de combustíveis, peças de motores, oficinas, madeireiras, fábricas de gelo, bares, restaurantes.
O superintendente de Agricultura e Pecuária, Eduardo Crespo, destacou o potencial de Campos para as atividades rurais e falou das oportunidades oferecidas para o acesso ao microcrédito rural. Ele pediu ao presidente do Fundecam, Otávio Amaral, para apresentar as linhas de crédito, que já contemplaram cerca de 70 pequenos empreendedores com a equalização de juros a apenas 2% ao ano. Através do Fundecam, diversos contratos de equalização de juros já contribuíram para incrementar a produção de alimentos nas propriedades dos pequenos agricultores e agricultores dos assentamentos, com recursos para investimentos e capital de giro, desde a compra de insumos, gado, trator e instalações.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município