Notícia no detalhe
Mês do Idoso com uma semana de palestras
Um ciclo de palestras iniciado nesta segunda-feira (13) marca mais uma semana do Mês do Idoso, promovido pela prefeitura. O encontro aconteceu no auditório da Santa Casa de Misericórdia. Os temas discutidos foram saúde e prevenção na terceira idade, até a violência e maus tratos e a proteção dos direitos dos idosos na relação de consumo. Neste primeiro dia o advogado Ronald Rosa falou sobre “A Criação do Estatuto do Idoso”, tema da primeira palestra.
Um dos pontos levantados por Rosa foi a questão da saúde. Segundo ele, o tema proposto foi para discutir com todas as gerações. Em seguida foi a vez do promotor público, Luiz Claudio Carvalho de Almeida alertar sobre um problema que grande parte dos idosos está exposto, tanto dentro de casa como fora, “Violência e maus tratos”. Depois, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Carlos Soares de Melo falou sobre “A Imagem do idoso na sociedade moderna”.
Segundo o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Benedito Marques, esta semana acontecerão momentos para busca de soluções. “Queremos soluções sim, fundamentalmente, conspirando contra esse silêncio e a desarmonia entre o conflito de gerações”, disse o provedor. Representando o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o coordenador de Educação e Saúde, Antonio Salim Khouri, alertou aos presentes que todos, ao levantar, devem fazer um alongamento para começar bem o dia.
Os aspectos da saúde na terceira idade será o foco das palestras desta terça-feira (14), também no auditório da Santa Casa. O médico geriatra Emanuel de Oliveira mostrará o que é necessário para se “Envelhecer com qualidade de vida”. Em seguida, o odontólogo Adriano Serafim vai expor “Os cuidados com a saúde bucal”.
O secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira, lembrou que as pessoas podem recorrer ao Disque Denúncia do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (0800.282.1878) ou procurar o Núcleo de Violência ao Idoso, que funciona no Centro Dia, na Travessa Santo Elias, nº 42, Jardim Carioca, telefone (22) 2734.8412, que as denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 11:50:06 Fundecam orienta sobre documentação e critérios para acesso ao crédito
- 02/05/2026 11:06:28 Idosos terão programação especial pelo Dia das Mães no mês de maio
- 02/05/2026 10:48:32 Seduct aprimora planejamento e distribuição de materiais e insumos
- 02/05/2026 09:43:54 Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
- 02/05/2026 09:16:47 Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
Fundecam orienta sobre documentação e critérios para acesso ao crédito
0205 11h06Idosos terão programação especial pelo Dia das Mães no mês de maio
0205 10h48Seduct aprimora planejamento e distribuição de materiais e insumos
0205 09h43Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
0205 09h16Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















