Notícia no detalhe
Aberta 1ª fase da campanha de vacinação contra HPV
A estudante Aline Almeida Gomes, 15 anos, foi a primeira adolescente de Campos a tomar a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), oferecida gratuitamente pela prefeitura. A vacinação é uma das campanhas do governo municipal para enfrentar o câncer. Aline estuda no 4º ano da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, Parque Aldeia, onde a Secretaria de Saúde abriu a 1ª fase da campanha de vacinação, nesta segunda-feira (13).
A adolescente já sabe que está participando de um programa de prevenção, cujos benefícios serão sentidos em longo prazo. “A professora falou que era para explicarmos aos nossos pais que a vacina vai evitar várias doenças. Sei que ela é muito importante, pois vai proteger, principalmente, contra o câncer”, disse Aline.
O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, e a Secretária de Educação, Joilza Rangel, acompanharam as atividades na unidade escolar, onde 26 meninas deram início ao processo de imunização. O cronograma com a rota das escolas será liberado, ainda esta semana, pela Secretaria de Saúde. Hirano alertou as meninas para que completem o ciclo de vacinação, tomando as três doses da vacina.
- Estamos oferecendo a vocês prevenção para a vida toda. Tomem as três doses para garantir a proteção contra o câncer de colo de útero, além de outras doenças. Cada dose dessa vacina custa, em média, R$ 400 na rede particular mas, graças a esse governo, vocês não vão precisar pagar nada - afirmou o secretário.
O trabalho acontece através do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria de Educação. Joilza Rangel Abreu garantiu que a vacina contribuirá para diminuir os índices da doença no município. “Realizar a campanha na escola teve importância fundamental porque, além de conscientizar os pais, estamos mostrando as adolescentes sobre os cuidados que devem ter consigo mesmas”, ressaltou Joilza.
A agricultora Lizângela Teodoro, 34 anos, acompanhou a filha, Letícia Teodoro da Silva, 13 anos, durante a vacinação. Na opinião dela, a medida é fundamental para garantir a saúde e o futuro das meninas. “É bom que as mães estejam perto, para saber o que as filhas estão fazendo. Não podia deixar minha filha perder essa chance de se proteger, pois a gente não tem condição de pagar a vacina”, disse a mãe.
Cerca de mil meninas serão vacinadas por dia, em 275 escolas das redes pública e particular. A vacina protege contra os HPVs 6, 11, 16 e 18. A primeira fase vai até 13 de outubro. A segunda etapa acontecerá em novembro deste ano e a terceira em março de 2011. A meta é imunizar 17 mil meninas na faixa etária de 11 a 15 anos. Para isso, a prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda