Notícia no detalhe
Projeto da Nasa na Cidade da Criança estimula interesse pela Ciência
Que tal conhecer um pouco do treinamento de um astronauta e, aliado a isso, despertar o interesse pelo estudo de Ciências, Física e Matemática? Esta é a proposta do Projeto Missão X – treinar como um astronauta, da Nasa (Agência da “Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos), que está sendo desenvolvido pelo Clube de Astronomia Louis Cruls na Cidade da Criança, através de parceria com a Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e o IseCensa.
O projeto está sendo desenvolvido todas às quintas-feiras, das 9h às 11h. “Além de conhecer mais sobre Ciências, as crianças aprendem como é o treinamento de um astronauta, para ir ao espaço, como ele cuida da sua alimentação”, informa o coordenador geral do Clube de Astronomia, Marcelo Oliveira, acrescentando que o treinamento é feito com voluntários do curso de Educação Física do IseCensa, tendo o professor Celby Santos como responsável pelas atividades de condicionamento físico.
No projeto, são utilizados materiais voltados para incentivar conceitos básicos da astronomia, através das Ciências, que são a Biologia, Física, Química e Matemática. “O grande objetivo é motivar as crianças para que tenham maior interesse pelas Ciências e a Astronomia é a porta de entrada para as outras áreas”, explica Marcelo.
O coordenador do Clube de Astronomia acrescenta que os materiais utilizados pela equipe também encantam as crianças, como os globos infláveis. “Mostramos o sistema solar em escala e o sistema solar das constelações. As crianças se encantam, principalmente, por dois astros principais: a Lua e o Planeta Saturno, pela beleza e os anéis”.
Durante o projeto, também, é exibido um vídeo com o astronauta britânico Tim Peake, que está no espaço atualmente. Para o presidente da Codemca, Wainer Teixeira, o projeto é uma grande ferramenta de educação e vem somar à proposta pedagógica da Cidade da Criança.
- Com a Cidade da Criança, preenchemos uma lacuna que existia no município em termos de espaço infantil com uma proposta, que reúne lazer e conhecimento. E o Projeto Missão X, da Nasa, é muito educativo e vai acrescentar muito ao conhecimento das crianças na área das Ciências – informa Wainer. O agendamento pode ser feito pelo telefone 988264266.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















