Notícia no detalhe
Combate à dengue: CCZ aplica 198 termos de infração
De acordo com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cesar Salles, após a sanção da lei 8.695/2016, que consolida as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, foram aplicados 198 termos de infração a donos de imóveis e terrenos em Campos. A prefeita Rosinha Garotinho publicou a lei no Diário Oficial do Município, no final do mês passado.
Com a medida, foi criado o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que pode multar quem violar as regras de prevenção e combate a estas doenças. O projeto considera infração administrativa toda ação ou omissão dolosa ou culposa que coloque em risco a saúde coletiva no que diz respeito a não eliminação de criadouros do mosquito.
- A lei é muito boa e está auxiliando nosso trabalho, pois considera infração administrativa toda ação ou omissão que coloque em risco a saúde coletiva no que diz respeito a não eliminação de criadouros do mosquito. A conscientização promovida nos mutirões também tem surtido efeito – disse Salles.
As infrações estão sendo apuradas pelos agentes sanitários, mediante vistoria no local, com notificação escrita. As penalidades são aplicadas na seguinte forma: não sanada a irregularidade, será aplicada a multa; persistindo a irregularidade, será aplicada nova multa, em dobro; e apreensão do material, quando possível e necessário; em se tratando de estabelecimentos, persistindo a irregularidade, além das multas e apreensões dos materiais, poderá ser cancelada a licença para funcionamento e interditada a atividade.
Proprietários, locatários, possuidores ou responsáveis por imóveis estão obrigados a adotar as medidas necessárias à manutenção desses bens limpos, sem acúmulo de lixo, entulhos e demais materiais inservíveis, drenados e aterrados, no caso de serem pantanosos ou alagadiços, evitando condições que propiciem a instalação e a proliferação dos vetores.
Donos de imóveis onde haja construção civil e os responsáveis pela execução das respectivas obras, públicas ou privadas, também devem seguir essas regras. Eles estão obrigados a adotar medidas de proteção, respeitadas as normas e posturas municipais, de modo a evitar acúmulo de água, originada ou não de chuvas, bem como a realizar manutenção e a limpeza dos locais sob sua responsabilidade, providenciando o descarte ambientalmente correto de materiais inservíveis que possam acumular água.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa