Notícia no detalhe
Delegada da Deam realiza reunião com conselheiras do Comdim
“As atividades fins da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) não estão relacionadas apenas à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Nossas atribuições vão além da aplicação das normas previstas na lei e o objetivo dessa reunião com as conselheiras do Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) é de esclarecer os serviços prestados pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e, ao mesmo tempo, estreitar o relacionamento institucional para que as conselheiras atuem como multiplicadoras dessas informações para as mulheres assistidas pelo Conselho, informando, por exemplo, a rotina dos procedimentos da mulher para evitar sofrer atos de violência”.
A informação foi dada pela delegada de Polícia Civil, Ana Paula de Oliveira Carvalho, titular da DEAM-Campos, durante encontro de trabalho realizado na tarde e noite desta quinta-feira (10) com a presidente do Comdim, Márcia Valéria Mothé e demais conselheiras do órgão, que tem prestado relevantes serviços de apoio à mulher vitima de violência doméstica, com extensão aos familiares em situação de risco de violência.
Participaram da reunião com a delegada Ana Paula, o coordenador do GIC (Grupo de Investigação Continuada), Marcelo Pereira; a presidente do Comdim, Márcia Valéria Mothé; e as conselheiras e assistentes sociais, Claudete Conceição da Costa; Maria Isabel Costa Vasconcelos; Margarida Nascimento, e a assessora jurídica, Celina Macabu, que atua no CREAS III.
- Essa reunião é muito importante, porque através do empenho da delegada Ana Paula, estamos ampliando a mobilização do Comdim junto a outras entidades que trabalham na defesa do direito da mulher, que precisam conhecer o trabalho da DEAM, que conforme enfatiza a delegada, vai além da aplicação da Lei Maria da Penha - destacou a presidente do Comdim, Márcia Valéria Mothé.
A reunião transcorreu num ambiente descontraído e, durante o encontro, as conselheiras receberam informações importantes da autoridade policial. Uma das informações relevantes passada pelo coordenador do GIC, por exemplo, é o número elevado de registros de ocorrências na DEAM, relacionados aos casos de violência contra a mulher, que gira na média de 130 a 150 casos/mês. Entre as observações verificadas pelos agentes da Polícia Civil e pelas próprias conselheiras, em alguns casos, mulheres incitam o companheiro a atos de violência. Em decorrência desta constatação, a delegada sugeriu às conselheiras que as mulheres assistidas pelo Comdim sejam orientadas a contornar situações de agressividade e, assim evitar que o companheiro ou marido possa ensejar atos de violência contra ela ou familiares.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
- 22/11/2025 08:01:00 Saúde leva segunda etapa de vacinação escolar ao Rotary II na próxima terça-feira
- 21/11/2025 16:09:19 Teatro de Bolso receberá espetáculo "Um Ato do Tempo" neste sábado e domingo
Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
2211 08h01Saúde leva segunda etapa de vacinação escolar ao Rotary II na próxima terça-feira
2111 16h09Teatro de Bolso receberá espetáculo "Um Ato do Tempo" neste sábado e domingo
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















