Notícia no detalhe
Ações de combate ao aedes aegypti apresentadas na Câmara
O vice-Prefeito Doutor Chicão participou da audiência pública na Câmara Municipal de Campos, nesta quarta-feira (9), sobre o combate ao mosquito aedes aegypti. A sessão especial foi proposta pelo vereador Jorge Magal e contou com a presença também do diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cesar Salles; presidente da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara, Paulo Hirano; líder do governo municipal na Câmara, Mauro Silva; diretor do Centro de Referência em Doenças Imunoinfecciosas (CRDI), Luiz José de Souza.
A audiência contou, ainda, com o representante da Procuradoria do Município, Filipe Mocaiber; representantes do 56º Batalhão de Infantaria (56º BI) e do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Neidimar Abreu e Eliana Carneiro.
- Estamos promovendo diversas mobilizações no município, indo às áreas com maior número de casos confirmados de dengue, promovendo bloqueio epidemiológico. Trata-se de um risco nacional, tanto na questão da dengue quanto na questão do vírus zika e chikungunya. Não existe milagre para eliminar o mosquito, existe combate. E isso estamos fazendo veementemente – afirmou Doutor Chicão.
De acordo com Cesar Salles, após a sanção da lei nº 8.695/2016, que consolida as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, foram aplicados 198 termos de infração a donos de imóveis e terrenos em Campos.
- A lei é muito boa e está auxiliando nosso trabalho, pois considera infração administrativa toda ação ou omissão que coloque em risco a saúde coletiva no que diz respeito a não eliminação de criadouros do mosquito. A conscientização promovida nos mutirões também tem surtido efeito – comentou Salles.
O diretor o CRDI falou sobre sintomas das doenças, tratamento, estudos clínicos em nível mundial, entre outros. “A situação é muito delicada em todo o mundo. A transmissão sexual do vírus zika já está comprovada, portanto, não deixar o mosquito nascer. Também não existe sorologia para zika ainda. A prevenção e a eliminação dos criadouros são a única solução”, defendeu o especialista.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















